Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro de Contas Regionais dos Estados da Região Norte será realizado na SUFRAMA

Notícias

Encontro de Contas Regionais dos Estados da Região Norte será realizado na SUFRAMA

O evento é fruto de um convênio entre a autarquia e o IBGE e debaterá as chamadas ‘Contas Regionais’, que compreendem um conjunto de agregados macroeconômicos que possibilitam aos planejadores dos Estados avaliarem a quantidade de riquezas criadas nas economias regionais para traçar políticas de desenvolvimento.
por Márcio Gallo publicado: 02/05/2016 15h16 última modificação: 02/05/2016 16h21

Como forma de contribuir para o desenvolvimento da Amazônia Ocidental e do Estado do Amapá, áreas de abrangência do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), a SUFRAMA sedia, entre os dias 3 e 5 de maio, o Encontro de Contas Regionais dos Estados da Região Norte. O evento é fruto de um convênio entre a autarquia e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e debaterá as chamadas ‘Contas Regionais’, que compreendem um conjunto de agregados macroeconômicos que possibilitam aos planejadores dos Estados avaliarem a quantidade de riquezas criadas nas economias regionais, permitindo traçar políticas setoriais para o desenvolvimento de cada unidade federativa.

A metodologia utilizada na elaboração das estimativas das ‘Contas Regionais’ está em consonância com as recomendações internacionais expressas pela Organização das Nações Unidas (ONU), Banco Mundial, Comissão das Comunidades Europeias (EUROSTAT), Fundo Monetário Internacional (FMI) e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A partir dos estudos, é possível identificar dados econômicos para balizar as equipes técnicas das Secretarias de Planejamento dos Estados da Região Norte na formulação de ferramentas de desenvolvimento regional. Para tanto, os representantes das Secretarias do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins participarão do encontro na sede da SUFRAMA.

“Desde 1998, a SUFRAMA vem apoiando os Estados da Amazônia Ocidental e o Amapá na construção de suas Contas Regionais através de Encontros Regionais e Nacionais, participando como membro no Comitê Técnico de Avaliação dos Resultados e em cursos de Capacitação e Divulgação dos Resultados, além de apoiar o IBGE no lançamento das Pesquisas Econômicas no Amazonas. Nossa missão institucional é promover o desenvolvimento econômico regional e este estudo vai ao encontro deste objetivo. A última edição deste Encontro ocorreu em maio de 2011 e esperamos, com o evento deste ano, contribuir ainda mais com os Estados”, comentou Renato Freitas, economista e assessor técnico do Gabinete da Superintendência.

Relevância
O IBGE, com a responsabilidade que lhe é imposta como coordenador do projeto de Contas Regionais e do Produto Interno Bruto (PIB) Municipal, vem trabalhando no sistema de parceria na estimativa das informações com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e a SUFRAMA para dar continuidade ao projeto que contribui diretamente com o desenvolvimento dos Estados.

O encontro de 2016 tem importância ainda maior por terem sido introduzidas mudanças metodológicas que ainda não foram totalmente assimiladas pelas equipes estaduais desde a última reunião técnica realizada, há cinco anos. Além disso, haverá uma apresentação da análise dos resultados do PIB pela ótica da renda divulgada nas Contas Regionais.