Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro debate propostas de modelos de gestão para o CBA

Notícias

Encontro debate propostas de modelos de gestão para o CBA

Estará presente à discussão o secretário de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Francelino Lamy Grando.
publicado: 15/03/2008 00h00 última modificação: 25/07/2016 16h19

Na próxima segunda-feira, dia 17/03, o secretário de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Francelino Lamy Grando, estará em Manaus para discutir com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a definição de um modelo de gestão para o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

Segundo o secretário, Francelino Grando, a reunião será uma oportunidade para acompanhar a implementação do projeto e discutir um plano estratégico para o Centro. "A Suframa terá um papel importante para a interlocução do Centro de Biotecnologia da Amazônia com o comitê", destaca. Para o superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Reginal da SUFRAMA, Elilde Menezes, "a visita do sercretário mostra o engajamento dos interesses dele com a região."

Em fevereiro, o secretário e seu o suplente no MDIC, Carlos Manuel Pedroso Neves Cristo, foram nomeados coordenadores do Comitê Interministerial do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). Antes, o grupo designado era da Secretaria de Desenvolvimento da Produção (SDP).

Na tarde de segunda-feira, o sercretário participará de mais duas reuniões na SUFRAMA. A primeira, às 15:00h, com representantes do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia (CAPDA) do Estado do Amazonas, entidades de classe, Federação e Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM e CIEAM), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT), Fundação de Amparo a Pesquisa no Estado do Amazonas (FAPEAM), Governo do Estado e instituições de ensino e pesquisa, para examinar a criação de uma agenda de trabalho conjunto que vise o fortalecimento do sistema local de Ciência, Tecnologia e Inovação. A agenda foi proposta pelas entidades de classe.

A segunda, também com representantes do CAPDA, visa definir termos do edital para Seleção Pública de propostas para apoio a grupos de pesquisa a partir dos recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Ciência e Tecnologia (FNDCT) e do Fundo de Pesquisa e Desenvolvimento (CT – Amazônia).

As atividades do CAPDA estão relacionadas à gestão dos recursos destinados a atividades de pesquisa e desenvolvimento, oriundos dos investimentos realizados pelas empresas de desenvolvimento ou produção de bens e serviços de informática que fizeram jus a benefícios fiscais previstos na Lei de Informática nº 8.387, de 30 de dezembro de 1991, e alterada pela Lei nº 10.176, de 11 de janeiro de 2001. É composto por representantes do governo, instituições de fomento à pesquisa e inovação, comunidade científica e setor empresarial.