Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ESG debate papel estratégico da Suframa para o desenvolvimento nacional

Notícias

ESG debate papel estratégico da Suframa para o desenvolvimento nacional

Alunos do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED), do Campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG) tiveram uma aula sobre Zona Franca de Manaus e seus benefícios para o Brasil
por Diego Queiroz publicado: 21/10/2019 18h35 última modificação: 21/10/2019 18h38

O superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa, Alcimar Martins, apresentou, nesta segunda-feira (21) - no auditório do Comando da Ala 8 da Força Aérea Brasileira, Zona Leste de Manaus - palestra para comitiva de aproximadamente 80 alunos civis e militares do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED), do Campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG).

A palestra, com tema “O papel estratégico da Suframa para o desenvolvimento nacional", foi uma das ações que integraram a programação da viagem de estudos que os integrantes do curso realizam à região amazônica no período de 21 a 25 de outubro.

Em sua apresentação, Martins forneceu informações detalhadas sobre a evolução histórica da Suframa e do modelo Zona Franca de Manaus, as ações da Autarquia em prol dos setores agropecuário, industrial e comercial em toda sua área de atuação (Estados da Amazônia Ocidental e municípios de Macapá e Santana, no Amapá), os indicadores econômicos do Polo Industrial de Manaus (PIM) e demais tópicos relacionados, como Processos Produtivos Básicos (PPBs), recursos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

Matrizes complementares
O superintendente adjunto destacou, ainda, o trabalho da atual gestão da Suframa na busca pela implementação de matrizes econômicas complementares ao PIM, tais como mineração, turismo e biotecnologia, entre outras, e também o interesse na modernização da indústria regional a partir da efetivação progressiva de processos baseados na Indústria 4.0.

Ao final da palestra, Martins agradeceu o convite e a oportunidade de poder falar sobre as ações da Suframa para um público de altíssimo gabarito, com profundos conhecimentos no tema da defesa nacional, e colocou a Autarquia à disposição para ocasiões futuras. “Estamos sempre interessados em divulgar nosso trabalho e um dos nossos grandes objetivos é poder mostrar as ações da Suframa para os diversos setores da sociedade. Esperamos que essa distinta turma da ESG possa retornar a Brasília com conhecimentos aprofundados sobre a Zona Franca de Manaus e nos ajudem, assim, no fortalecimento desse importante projeto de integração e desenvolvimento para a região”, afirmou.