Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Esgotadas inscrições para encontro com empresários japoneses durante a Foodex 2009

Notícias

Esgotadas inscrições para encontro com empresários japoneses durante a Foodex 2009

Este é o maior evento do gênero na Ásia e a terceira maior do mundo no segmento, que acontece de 3 a 6 de março, na cidade de Chiba (Japão).
publicado: 27/02/2009 00h00 última modificação: 04/07/2016 16h29

Visitantes da 34ª Feira Internacional de Alimentos e Bebidas - Foodex Japan 2009, maior evento do gênero na Ásia e a terceira maior do mundo no segmento, que acontece de 3 a 6 de março, na cidade de Chiba (Japão), terão a oportunidade de conferir uma extensa programação. O “Encontro com Empresários e Executivos Japoneses” a ser realizado no dia 4 (quarta-feira) e organizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) em parceria com a Japan External Trade Organization (Jetro) é um dos eventos previstos.

O encontro faz parte do programa de ações integradas de promoção comercial, desenvolvido pela Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) e será marcado pela realização do seminário “Zona Franca de Manaus (ZFM)”, que tem como finalidade divulgar a política de incentivos fiscais da ZFM e ampliar as oportunidades de negócios a partir do aproveitamento sustentável da biodiversidade amazônica. “O nosso objetivo é ressaltar as oportunidades de negócios no PIM, os benefícios gerados pelo modelo ZFM ao longo dos seus 42 anos e as novas alternativas econômicas da região, com destaque para os segmentos de cosméticos e alimentos funcionais”, afirma o coordenador-geral de Planejamento da autarquia e do evento, Emmanuel Aguiar.

Segundo o coordenador, o seminário também será uma boa oportunidade para expor aos participantes as medidas adotadas pelos governos federal e estadual com o objetivo de amenizar os efeitos da crise financeira mundial no PIM, bem como prospectar novos mercados. “As inscrições para o evento se esgotaram uma semana antes de sua realização. Essa é uma demonstração evidente do grande interesse do empresariado japonês pela Zona Franca de Manaus, o que nos impulsiona a buscar novas parcerias empresariais”, comenta.

Na programação do seminário, estão previstas a realização de quatro palestras: “Pólo Industrial de Manaus (PIM)”, a ser proferida pelo diretor da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Celso Piacenttini; “Competitividade do PIM”, cujo palestrante será o técnico da área de Análise de Projetos Industriais da SUFRAMA, Jânio Bitar; “Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) – Oportunidades e Negócios”, a ser ministrada pelo gerente de Negócios do CBA, Ewerton Larry; e “A indústria japonesa instalada no PIM”, que terá como palestrante o representante e ex-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-brasileira no Estado do Amazonas, Teruaki Yamagishi.

Vitrine de negócios
Conhecida como a maior vitrine de negócios de produtos alimentícios da Ásia, a Foodex 2009 deverá contar nesta edição com cerca de 2400 expositores de mais de 50 países e previsão de 90 mil visitantes. A SUFRAMA, com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), disponibilizará um estande no Pavilhão Brasil para a exposição de produtos de empresas da região.

Nesta edição, a autarquia concederá espaço para a mostra de produtos da Agrorisa Produtos Alimentícios Ltda, com sede em Manaus. Entre os produtos a serem apresentados pela empresa, destaque para os extratos de camu-camu, urucum e crajiru. Também estarão em exposição óleos comestíveis e de uso cosmético (copaíba e andiroba), ervas medicinais, como mirantan, muiraruira, unha de gato e uxi amarelo, além do guaraná em pó, xarope, extrato e sachê de guaraná, produtos bastante apreciados pelo consumidor japonês.

Avaliação
O coordenador-geral de Planejamento da SUFRAMA, Emmanuel Aguiar, faz uma avaliação positiva da presença de empresas regionais no evento. De acordo com ele, apesar das rígidas exigências do mercado consumidor daquele país, principalmente quando se trata de alimentos e bebidas, alguns produtos e insumos da região já caíram no gosto dos nipônicos graças aos negócios firmados mediante participação em eventos dessa natureza. “A pasta do açaí, por exemplo, está sendo transformada em uma variedade de produtos de boa qualidade e de grande aceitação por parte do consumidor japonês, como açaí em pó, barra de cereais, sorvetes, picolé e inclusive, refrigerantes a partir da combinação com outras frutas”, comenta Aguiar.

O representante e ex-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-brasileira no Estado do Amazonas, Teruaki Yamagishi, destaca o apoio da SUFRAMA e de outras instituições parceiras como sendo decisivo para o sucesso dos produtos regionais no mercado japonês e recorda o conselho que deu ao empresariado local após as primeiras participações na Foodex. “Na época, disse que se desejassem conquistar o mercado japonês deveriam exercitar a paciência e perseverança e deixar de lado a idéia do lucro imediato. Hoje, eles (empresários) estão colhendo os frutos”, recorda.

registrado em: , ,