Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estande da SUFRAMA na Expoacre 2016 desperta atenção de empresários e investidores

Notícias

Estande da SUFRAMA na Expoacre 2016 desperta atenção de empresários e investidores

Incentivos do modelo Zona Franca de Manaus e da Zona Franca Verde atraem empreendedores interessados em investir na produção com matérias-primas regionais
por Layana Rios publicado: 29/07/2016 12h10 última modificação: 29/07/2016 12h10

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) participa, até domingo (31), da maior feira de entretenimento e negócios do Acre – a Expoacre 2016 – com um estande institucional onde técnicos da autarquia estão prestando informações, principalmente, sobre os incentivos do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e da Zona Franca Verde (ZFV). O espaço tem sido visitado por empresários e empreendedores interessados em investir na produção com matérias-primas regionais.

O estande está localizado no Espaço da Indústria, dentro do Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, em Rio Branco (AC), e conta com parceria da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac). Na feira, a SUFRAMA tem sido representada por equipe técnica formada tanto por servidores das coordenações gerais de Estudos Econômicos e Empresariais (Cogec) e de Comércio Exterior (Cogex), situadas no edifício sede da autarquia, em Manaus, quanto por técnicos da Coordenação Regional de Rio Branco. “Temos uma equipe altamente capacitada, tanto de Manaus quanto da nossa coordenação regional, para prestar todas as informações necessárias ao empresariado interessado nos incentivos fiscais do modelo”, afirmou o coordenador regional da SUFRAMA em Rio Branco, João de Deus.

Um dos principais temas divulgados no estande é o incentivo fiscal da Zona Franca Verde (ZFV), regulamentado em fevereiro deste ano, que garante a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na operação de venda para produtos fabricados nas Áreas de Livre Comércio (ALCs) e com preponderância de matéria-prima regional. “É um incentivo que vem somar aos demais benefícios tributários das ALCs e, com certeza, torna-se mais um atrativo para o produtor local”, afirmou João de Deus.

Nos primeiros dias do evento, o estande também recebeu demandas de informações relacionadas a outras atividades da SUFRAMA, com destaque para o processo de cadastro junto à autarquia. “Estamos, inclusive, fechando uma parceria com a OCA (Organização em Centros de Atendimento) de Rio Branco, que disponibilizará em breve um espaço para a SUFRAMA na Central do Empreendedor, na praça vermelha, facilitando o acesso e a comunicação com esses interessados em realizar cadastro na SUFRAMA”, observou o coordenador.

A Expoacre 2016, que será encerrada neste domingo (31), conta com uma série de atividades que incluem, além dos estandes de expositores, rodada de negócios, eventos esportivos, concurso de gastronomia e shows de atrações nacionais.