Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Euler Ribeiro ministra palestra sobre qualidade de vida aos funcionários da SUFRAMA

Notícias

Euler Ribeiro ministra palestra sobre qualidade de vida aos funcionários da SUFRAMA

Evento fez parte da oitava Semana da Saúde da Superintendência da Zona Franca de Manaus.
por Layana Rios publicado: 22/06/2012 00h00 última modificação: 18/03/2016 17h27

“Para falar de qualidade de vida, temos que falar, sobretudo, da vida com saúde”, disse o médico geriatra Euler Ribeiro, ao iniciar a palestra “Qualidade de Vida: uma escolha diária que começa por você”, durante o encerramento da oitava Semana da Saúde da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), nesta sexta-feira (22).

“Mas não só a saúde é o fator da qualidade de vida. Há vários componentes sociais, como teto, renda, relação social domiciliar e extradomiciliar e uma série de fatores indispensáveis para a qualidade de vida”, continuou o médico.

Durante a palestra, Euler abordou diversos fatores necessários para a manutenção da qualidade de vida, entre eles, os relacionamentos, a família, as amizades, a alimentação saudável e a prática de atividades físicas. “Uma pesquisa feita por uma instituição alemã diz que temos que sorrir pelo menos 17 minutos por dia, porque a cada sorriso, nós liberamos o hormônio do prazer”, disse.

Euler também falou sobre a percepção em relação ao envelhecimento. “Já começamos a envelhecer a partir da fecundação”, disse ele. O que parece ser óbvio, nem sempre está claro na mente de muitas pessoas, para as quais o envelhecimento só é visível com o passar de muitos anos, principalmente por razões estéticas. “Mas podemos ser jovens em qualquer idade. É importante que não nos afastemos das nossas ideias, dos nossos sonhos, que também são importantes para a qualidade de vida”, observou.

Iniciada na última segunda-feira (18), a Semana da Saúde da SUFRAMA contou com uma série de atividades em prol da saúde dos funcionários, como aulas de ginástica (pilates, body jump e pump), oficina de automaquiagem, oficina de reciclagem de resíduos sólidos, passeio ecológico, aferição de pressão arterial e ocular e exame de glicose. A Semana da Saúde é uma ação do programa de Qualidade de Vida, integrante no Plano Anual de Trabalho da autarquia, que visa divulgar conhecimento sobre as boas práticas para manter a saúde dos servidores e colaboradores da autarquia.

registrado em: ,