Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento pioneiro reúne diversas entidades para tratar de Segurança no Trabalho

Notícias

Evento pioneiro reúne diversas entidades para tratar de Segurança no Trabalho

Seminário é fruto de uma parceria de diversos órgãos, entre eles a SUFRAMA e o Ministério Público do Trabalho.
publicado: 11/05/2011 00h00 última modificação: 13/04/2016 12h48

Iniciativa pioneira que reuniu trabalhadores, agentes da área de segurança, saúde e setores públicos e privados, o seminário “Saúde e Segurança no Polo Industrial de Manaus” atraiu um público de 420 pessoas que lotou o auditório de 270 lugares da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA).

O seminário tem o apoio da autarquia, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Amazonas (CREA-AM), Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Amazonas (Sintest-AM), Advocacia Geral da União (AGU), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) e Centro Universitário Luterano de Manaus (Ceulm/Ulbra).

A abertura dos trabalhos foi feita pelo superintendente de Projetos da autarquia, Oldemar Ianck, que destacou o papel do Conselho de Administração da SUFRAMA (CAS) para que o seminário ocorresse. Ianck lembrou a importância de se discutir o tema na região, uma vez que a segurança no trabalho implica na qualificação da força produtiva que é um dos fatores de atração de investimentos no PIM. O superintendente lembrou que a proposta do seminário surgiu de uma reivindicação do conselheiro da classe trabalhadora junto ao CAS e presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança no Trabalho do Amazonas, Antônio Tavares, para que a questão dos acidentes de trabalho no PIM fosse tratada de forma conjunta. “Isso demonstra que o CAS é o ambiente para a questão desse e de outros temas que são importantes para o desenvolvimento da nossa região”, enfatizou Ianck.

Pela manhã o seminário tratou dos temas: “Atuação da Medicina do Trabalho” (palestrante, Ricardo Turenko Beça, presidente da ANAMT); Aspectos Técnicos e legais dos profissionais de segurança do Trabalho (Anna Isabell Esteves Oliveira, engenheira civil e assessora técnica do CREA-Am) e “Gestão em saúde ocupacional” (palestrante, Ricardo Turenko Beça).

registrado em: , , ,