Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ex-presidente da Câmara dos Deputados visita a ZFM

Notícias

Ex-presidente da Câmara dos Deputados visita a ZFM

Marco Maia veio à Manaus para conhecer um pouco mais do modelo Zona Franca de Manaus e aproveitou a oportunidade para visitar, ainda, a sede de duas grandes empresas, dos polos de Duas Rodas e Eletroeletrônico.
por Márcio Gallo publicado: 08/03/2013 16h09 última modificação: 07/03/2016 16h59

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) recebeu nesta sexta-feira (8) a visita do ex-presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Marco Maia (PT-RS). O parlamentar veio à Manaus para conhecer um pouco mais do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e aproveitou a oportunidade para visitar, ainda, a sede de duas grandes empresas, dos polos de Duas Rodas e Eletroeletrônico.

Na SUFRAMA, Marco Maia participou de uma palestra proferida pelo superintendente adjunto de Projetos da autarquia, Gustavo Igrejas, que apresentou breve histórico do modelo ZFM e explicou de que maneira as empresas são beneficiadas com os incentivos fiscais oferecidos pelo governo federal, administrados na região pela SUFRAMA, bem como as contrapartidas a serem cumpridas pelas mesmas. Estiveram presentes na ocasião o superintendente adjunto de Operações da autarquia, Adilson Vieira, o coordenador-geral de Acompanhamento de Projetos Industriais, José Jorge Júnior, e representantes do sindicato dos metalúrgicos.

Durante a apresentação, Gustavo Igrejas explicou como funciona o Processo Produtivo Básico (PPB), ferramenta indispensável e que rege a fabricação de produtos no Polo Industrial de Manaus (PIM), e abordou, ainda, os investimentos realizados na formação e capacitação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico, dentre outros aspectos específicos do modelo ZFM.

O superintendente adjunto de Projetos ainda demonstrou de que forma a SUFRAMA exerce seu papel de desenvolver os Estados que fazem parte de sua área de abrangência (Amazonas, Acre, Amapá, Roraima e Rondônia) e ressaltou que o modelo ZFM é um dos grandes responsáveis pela manutenção de 98% da cobertura vegetal nativa do Amazonas ao oferecer alternativas econômicas que não agridem o meio ambiente.

Gustavo Igrejas ressaltou, ainda, a participação do Polo Industrial de Manaus na fabricação de televisores com telas LCD e LED para o mercado brasileiro, assim como a contribuição do PIM no que se refere à produção de motocicletas e bicicletas, produtos fabricados quase em sua totalidade na cidade de Manaus e aproveitados, principalmente, para o consumo interno, embora também sejam exportados.

“Só posso parabenizar aos servidores da autarquia pelo domínio sobre o assunto e pelo trabalho exercido na região”, comentou o deputado ao final da apresentação.