Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Expomanagement marca início de acordos para FIAM 2015

Notícias

Expomanagement marca início de acordos para FIAM 2015

Evento, realizado em São Paulo, é a maior exposição de gestão da América Latina.
por Diego Queiroz publicado: 05/11/2014 17h30 última modificação: 05/02/2016 17h42

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) encerrou nesta quarta-feira (5) sua participação na 14ª edição da HSM ExpoManagement, em São Paulo, trazendo na “mala” estatísticas positivas de sua estreia na maior exposição de gestão da América Latina e, de quebra, um fato promissor: conversas iniciadas com a HSM Educação Executiva, instituição responsável pela promoção da ExpoManagement, visando a uma potencial cooperação técnica na Jornada de Seminários Internacionais da oitava edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2015).

No último dia do evento, o coordenador-geral de Promoção Comercial da SUFRAMA, Jorge Vasques, conversou com o presidente da HSM Educação Executiva, Rivadávia Drummond, e iniciou entendimentos para colaboração da HSM na organização da Jornada de Seminários Internacionais, evento já tradicional na programação da FIAM que, a cada edição, enseja discussões sobre temas estratégicos para o desenvolvimento da Amazônia Brasileira. “A cooperação da HSM é vista pela SUFRAMA como extremamente valiosa. A HSM Educação Executiva representa uma plataforma de soluções educacionais integradas que há décadas atua com êxito na formação de executivos, gestores e líderes em todo o País. Então, agregar essa expertise à FIAM seria um passo muito grande no sentido de aumentar sensivelmente a qualidade do evento”, disse Vasques.

Rivadávia Drummond, por sua vez, disse que a HSM Educação Executiva tem interesse em efetivar a cooperação com a SUFRAMA e que essa proposta, inclusive, se adequa à nova estratégia da instituição – sediada atualmente em São Paulo – de atuar em outros locais do Brasil. “A HSM pertence ao grupo Anima e nossa missão é transformar o País pela educação. Já começamos a levar nossa proposta de valor para o resto do Brasil, com vários seminários e palestras realizadas em cidades como Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre. Isso está na pauta e faz parte da estratégia da HSM a partir de agora”, disse Drummond. “Vamos conversar. Temos todo o interesse em cooperar e ajudar a transformar o País. Isso que importa”, complementou.

Com relação à HSM ExpoManagement 2014 – a qual considerou “a melhor Expo de todos os tempos, com o maior número de empresas inscritas e patrocinadores registrados” – e à presença da SUFRAMA no evento, Drummond disse que a participação da autarquia contribui para o fortalecimento institucional e a geração de novos negócios, relacionamentos e perspectivas sobre gestão. “Nossa feira cresce a cada ano e cada vez mais pessoas passam por aqui. Falamos que o Brasil precisa se desenvolver e se integrar. O Brasil necessita de instituições mais fortes e de mais educação e, sobretudo, o Brasil deve conhecer o Brasil. A presença da SUFRAMA aqui a torna mais conhecida e divulga uma região do País que ainda poucos brasileiros conhecem, fortalecendo as propostas de integração e desenvolvimento”, destacou.

Resultados
A SUFRAMA fechou sua primeira participação na ExpoManagement com números positivos de visitação em seu estande institucional e resultados efetivos na divulgação do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e da FIAM 2015 por meio de diversos atendimentos e palestras técnicas realizadas.

Com base em estatísticas parciais fornecidas pela organização da HSM ExpoManagement, estima-se que aproximadamente 1,2 mil pessoas visitaram o estande da autarquia nos três dias de evento. Ao longo desse período, vários atendimentos a empresários, executivos e ao público em geral foram realizados, contribuindo para fomentar o interesse de formadores de opinião de todo o País na Zona Franca de Manaus e, ao mesmo tempo, facilitar a geração de novos negócios na região abrangida pelo modelo (Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima e Área de Livre Comércio de Macapá e Santana, no Estado do Amapá).

As palestras realizadas no miniauditório do estande foram além da quantidade programada, passando de 20 apresentações realizadas por técnicos da autarquia entre segunda-feira e quarta-feira e disseminando conteúdos diversificados sobre o modelo ZFM para um público de aproximadamente 200 pessoas. Ao final das apresentações, cada participante recebeu um pen drive com documentos técnicos e materiais audiovisuais sobre a ZFM e a SUFRAMA a fim de complementar a aprendizagem dos assuntos debatidos.

Qualificação
Outro aspecto positivo da participação da SUFRAMA na HSM ExpoManagement foi a oportunidade que servidores atuantes em diversas coordenações e unidades administrativas da autarquia tiveram de assistir a palestras de especialistas mundiais em temáticas de gestão, liderança e conhecimento organizacional, tais como os norte-americanos Al Gore e Robert McKee e o indiano Ram Charan. “A participação da SUFRAMA em um evento desse porte contribuiu, sem dúvidas, para fortalecer a imagem institucional, ampliar a qualificação dos servidores, promover comercialmente o modelo Zona Franca de Manaus e abrir novos canais de relacionamento para fomentar negócios e investimentos. Foi nossa primeira participação e tivemos resultados incríveis. Estamos convencidos de que esta é uma feira em que a autarquia deve se fazer presente sempre e buscar ampliar sua atuação em futuras edições”, afirmou Jorge Vasques.