Você está aqui: Página Inicial > Notícias > FIAM 2008 é apresentada à imprensa

Notícias

FIAM 2008 é apresentada à imprensa

A Feira chega à sua quarta edição e é considerada a maior vitrine de produtos da região Amazônica.
publicado: 26/08/2008 00h00 última modificação: 20/07/2016 11h41

A Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2008), que acontece de 10 a 13 de setembro no Studio 5-Centro de Convenções, em Manaus (AM), foi apresentada hoje, terça-feira, 26/08, à imprensa pela superintendente da SUFRAMA, Flávia Grosso, e demais superintendentes adjuntos e coordenadores gerais da autarquia. A Feira chega à sua quarta edição e é considerada a maior vitrine de produtos da região Amazônica.

Segundo a superintendente Flávia Grosso, o objetivo da SUFRAMA com a FIAM é gerar oportunidades de atração de investimento, promoção comercial de produtos e serviços amazônicos e estimular novos negócios. Também com a feira, a autarquia quer abrigar eventos de natureza técnico-científica com ampla repercussão na região, Brasil e exterior; e induzir a realização de outros eventos relevantes para a Amazônia. Ela destacou que a cada edição a FIAM mostra a sua importância em âmbitos nacional e internacional. Este ano, delegações de mais de 30 países estarão participando como palestrantes nos seminários, convidados especiais e nas rodadas de negócios. “Todos os estados da Amazônia Legal estarão representados na feira, em estandes e nas rodadas de negócios. Também já é confirmada a presença de investidores brasileiros e internacionais”, disse.

A SUFRAMA investiu na FIAM 2008 R$ 6,1 milhões em estrutura que será a mesma da terceira edição, realizada em 2006. Ao todo, serão 300 expositores divididos em 162 estandes distribuídos em dois pavilhões de 5 mil metros quadrados cada, na área interna e em uma tenda climatizada na área externa do Studio 5. Segundo ela, um mês antes da feira todos os estandes já estavam reservados. “O que mostra a credibilidade da FIAM entre os empresários da região”, afirmou.

Segundo o coordenador-geral do evento, Jorge Vasques, a expectativa é aumentar em 20% o volume de negócios em relação à FIAM 2006, quando foram negociados US$ 7,5 milhões. Ele informou que serão 23 empresas-âncoras participando das rodadas de negócios, que acontecerão no dia 11 de setembro e contarão com a presença de compradores de diversas regiões do Brasil e de países como Espanha, Alemanha, Estados Unidos Canadá e Chile.

Durante a FIAM 2008 também será realizada uma reunião extraordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), quando será apresentada a proposta para a realização da FIAM 2009, que, se aprovada pelos conselheiros, já tem data marcada para acontecer de 7 a 10 de outubro do próximo ano. O objetivo, segundo Flávia Grosso, é evitar que a feira coincida com os anos eleitorais. “A FIAM é um evento bienal e os anos de realização acabam coincidindo com anos eleitorais, o que prejudica a divulgação do evento. A nossa proposta é realizar uma feira em 2009, para que as próximas aconteçam em 2011, 2013 e assim consecutivamente”, explicou.