Você está aqui: Página Inicial > Notícias > FIAM 2009 é divulgada no Encomex Mercosul

Notícias

FIAM 2009 é divulgada no Encomex Mercosul

O evento será realizado na cidade de Foz do Iguaçu (Paraná) e terá como principal finalidade contribuir para ampliar as relações comerciais entre os países que compõem o bloco econômico.
publicado: 15/09/2009 00h00 última modificação: 24/05/2016 12h51

Nos próximos dias 16 e 17 deste mês, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) marcará presença na primeira edição do Encontro de Comércio Exterior no Mercosul (Encomex Mercosul). O evento será realizado na cidade de Foz do Iguaçu (Paraná) e terá como principal finalidade contribuir para ampliar as relações comerciais entre os países que compõem o bloco econômico - Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai - e ainda, a Venezuela – país sócio não pleno do bloco.

Durante o evento, técnicos da SUFRAMA estarão divulgando a quinta edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2009), que acontecerá de 25 a 28 de novembro, no Studio 5 – Centro de Convenções, em Manaus (Amazonas), por meio da distribuição de folheteria no estande do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A programação acadêmica da FIAM inclui a realização do seminário “Comércio Exterior na Amazônia: Caminho para uma Integração Regional”, que tem como objetivo discutir o papel do comércio exterior no processo de inserção da Amazônia Ocidental na economia global, os obstáculos e oportunidades para as empresas no que se refere à ampliação das vendas externas em consonância com a Política Externa do Governo Federal e perspectivas de integração regional.

Devem participar do Encomex Mercosul diversas autoridades e empresários dos países envolvidos. Na programação, constam seminários, painéis e oficinas, além de palestras proferidas por representantes dos setores públicos e privados do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Também será realizado um encontro de negócios entre empresas dos cinco países com compradores estrangeiros e encontro de tradings companies brasileiras com empresas exportadoras.

A primeira edição do Encomex Mercosul é uma realização do MDIC em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e Ministério das Relações Exteriores (MRE) e é patrocinado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Banco do Brasil.Outras informações sobre o Encomex no site www.desenvolvimento.gov.br e sobre a Feira Internacional da Amazônia na página eletrônica www.suframa.gov.br/fiam