Você está aqui: Página Inicial > Notícias > FIAM 2009 terá evento internacional de moda, arte e gastronomia

Notícias

FIAM 2009 terá evento internacional de moda, arte e gastronomia

A Feira tem como tema “Superando desafios com inovações” e será realizada de 25 a 28 de novembro, no Studio 5 – Centro de Convenções, em Manaus.
publicado: 05/06/2009 00h00 última modificação: 22/06/2016 17h18

Biojoias produzidas por designers italianos com produtos regionais serão as grandes estrelas do Wine&Fashion Florence, evento internacional de moda, arte e gastronomia que está programado para ocorrer em Manaus, durante a quinta edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2009). A Feira tem como tema “Superando desafios com inovações” e será realizada de 25 a 28 de novembro, no Studio 5 – Centro de Convenções, em Manaus.

Reconhecida como a maior vitrine de negócios da região Amazônica, a FIAM é uma promoção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por intermédio da SUFRAMA, e consta no calendário de eventos do Governo Federal. A FIAM tem como principais objetivos atrair investimentos para a Amazônia brasileira, estimular as exportações e promover novas oportunidades de negócios a partir do aproveitamento das potencialidades regionais.

Realizado pela primeira vez no Brasil, o Wine&Fashion Florence reúne o melhor da moda e gastronomia italianas, que desta vez será apresentado lado a lado às biojóias regionais, aos produtos feitos de fibras naturais e à culinária local. O evento deverá reunir chefs dos dois países, no dia 24 de novembro, no Centro Cultural Povos da Amazônia.

A designer de jóias regionais Rita Prossi tem participação prevista no evento, onde apresentará peças feitas exclusivas para a ocasião. A designer considera o Wine&Fashion Florence como o seu maior desafio para 2009. “É a primeira vez que participo de um desfile internacional, onde as peças apresentadas precisam ser feitas em tamanho muito maior que o usual, para poder ter destaque na passarela. É a oportunidade de apresentar uma coleção completa, perfeita, em um evento que reúne os maiores nomes da moda e da gastronomia italianas, aliados ao regional”, avalia Rita Prossi.

Acessórios, como bolsas e sapatos, feitos de juta e couro de peixe também despertaram grande interesse em empresas italianas da Região da Toscana em Firenze-Italia, como a Centopercento Italiano, MPF Group, Ermanno Scervino e a Braccialini, que irão participar do Wine&Fashion Florence. A expectativa destas empresas é estreitar contatos com as empresas locais e possibilitar o intercâmbio de produtos.

Durante a FIAM 2009 também será apresentada mostra cultural de cada Estado da Amazônia Brasileira, envolvendo inclusive o artesanato, potencialidades turísticas e pela primeira vez um estande exclusivo de produtos orgânicos certificados da nossa região, destaca o coordenador do Núcleo de Promoção Comercial (NPC) da SUFRAMA e coordenador da FIAM 2009, Jorge Vasques.