Você está aqui: Página Inicial > Notícias > FIAM 2009 terá exposição de produtos orgânicos regionais

Notícias

FIAM 2009 terá exposição de produtos orgânicos regionais

A novidade foi divulgada pela autarquia nesta segunda-feira, 25, durante reunião de gestores institucionais realizada no dia de abertura da V Semana de Alimentos Orgânicos.
por Diego Queiroz publicado: 25/05/2009 00h00 última modificação: 01/07/2016 17h40

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) reservará espaço exclusivo na quinta edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2009) para exposição de produtos orgânicos regionais. A novidade foi divulgada pela autarquia nesta segunda-feira, 25, durante reunião de gestores institucionais realizada no dia de abertura da V Semana de Alimentos Orgânicos, na sede da Superintendência Federal da Agricultura no Amazonas (SFA/AM). A FIAM 2009, maior vitrine dos produtos, serviços e oportunidades de negócios da Região Amazônica, será realizada entre os dias 25 e 28 de novembro.

Segundo a coordenadora-geral de Desenvolvimento Regional da SUFRAMA, Eliany Gomes, a proposta da exposição na FIAM atende à meta de fortalecimento da produção orgânica amazônica, potencializando a divulgação dos benefícios nutricionais, ambientais e sociais dos alimentos orgânicos. “A SUFRAMA contribui, assim, para conscientizar a população sobre os importantes benefícios que são gerados pelo sistema de produção orgânica e possibilitar novos canais de comercialização para esses produtos”, afirma Gomes.

Com o tema “Produto Orgânico: melhor para a vida”, a V Semana de Alimentos Orgânicos é um evento de porte nacional promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A etapa amazonense começou hoje e segue até a próxima quarta-feira, 27, contando em sua programação com palestras, oficinas, exposições, sessões de degustação e uma feira com produtos regionais.

A reunião interinstitucional realizada nesta segunda-feira teve como objetivo estreitar as relações entre órgãos governamentais e entidades sociais na discussão de propostas de integração em prol do avanço do sistema de produção orgânica na Região. Alimentos orgânicos são aqueles de origem animal ou vegetal produzidos sem uso de agrotóxicos, adubos químicos ou outros pesticidas convencionais, apresentando melhor sabor e respeitando a legislação ambiental e trabalhista.

De acordo com a chefa do Serviço de Política e Desenvolvimento Agropecuário da SFA/AM, Neuza Tolfo Oliveira, os próximos passos decisivos para o avanço da produção orgânica na Região passam pela identificação de nichos de mercado e pelo cadastramento de produtores, que já foi iniciado pela SFA/AM. “Os alimentos orgânicos possuem mercado garantido e são uma solução apropriada para as políticas de desenvolvimento sustentável da Amazônia. Entramos agora em um processo decisivo de articulação para que esse produtos cheguem ao mercado e ganhem novas oportunidades para a ampliação da produtividade”, avaliou.

Segundo informações da SFA/AM, a Região Norte, como um todo, ainda não possui dados validados sobre o universo de produtores que trabalham com o sistema orgânico. O que se sabe, de fato, é que a região já possui experiências positivas na produção de alimentos orgânicos e um grande leque de produtores ligados à forma tradicional de agricultura, o que facilita a transição para o sistema de produção orgânica.

No Amazonas, as experiências mais destacadas na produção de alimentos orgânicos são o açaí do município de Codajás e o guaraná produzido nos municípios de Maués e Urucará. Por já contaram com selos de certificação de produção orgânica, esses produtos possuem grande inserção, sobretudo, no mercado internacional. O açaí orgânico de Codajás, por exemplo, é vendido integralmente no mercado dos Estados Unidos.