Você está aqui: Página Inicial > Notícias > FIAM 2011 oferece programação diversificada

Notícias

FIAM 2011 oferece programação diversificada

Evento ocorrerá entre os dias 26 a 29 de outubro, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus .
publicado: 02/08/2011 00h00 última modificação: 11/04/2016 16h41

Uma extensa programação está sendo organizada para brindar os visitantes da sexta edição da Feira Internacional da Amazônia Manaus (FIAM), que ocorrerá de 26 a 29 de outubro, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus (AM). Considerado o maior evento multissetorial da região, a FIAM 2011 contará com diversas atividades destinadas a promover as potencialidades regionais, identificar oportunidades de negócios, atrair investimentos e gerar novos conhecimentos acerca da região. Um convite irrecusável retratado no próprio tema escolhido para a edição deste ano: “Amazônia e você – o encontro é aqui”.

Promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), o evento terá como novidade o pavilhão especial em comemoração ao Ano da Itália no Brasil. “O objetivo é promover uma mostra de produtos e serviços oriundos daquele país com a finalidade de estreitar a parceria entre empresários italianos e brasileiros”, esclarece o coordenador-geral de Promoção Comercial da autarquia, Jorge Vasques.

No pavilhão central do Studio 5 Centro de Convenções, o público poderá conferir as últimas novidades em termos de produtos fabricados com alta tecnologia por empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) que, no ano passado, alcançou faturamento histórico de US$ 35 bilhões. Também haverá um espaço destinado à exposição institucional de Governos dos Estados que compõem a área de abrangência da autarquia (Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e os municípios de Macapá e Santana, no Amapá), e como convidados especiais os demais Estados da Amazônia Legal ( Pará, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão).

A Rodada de Negócios, realizada em parceria com o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM), proporcionará encontros entre empresas demandantes e ofertantes de produtos e serviços. Também haverá a Rodada de Negócios de Turismo, promovida em parceria com a Convention Bureau do Amazonas, e que terá como um dos focos principais estreitar as relações comerciais com o mercado norte-americano – o segundo maior emissor de turistas para o Brasil.

A programação prevê a realização da sexta Jornada de Seminários. O objetivo é debater temas estratégicos para o desenvolvimento regional, bem como difundir o conhecimento sobre a Amazônia e gerar subsídios para a orientação de políticas públicas. A organização do evento espera superar todos os indicadores alcançados em edições anteriores. “Esperamos reforçar a imagem da FIAM como o mais bem sucedido evento destinado à atração de investimentos para a área de abrangência da SUFRAMA”, ressalta Jorge Vasques.

Produtos regionais
Espaço destinado à exposição e comercialização de produtos de micro e pequenas empresas, associações e cooperativas de todos os Estados da região, o Pavilhão Amazônia contará com um amplo leque de atividades nas áreas ambiental, social e cultural. O Pavilhão Amazônia será aberto à visitação de 27 a 29 de outubro.

Outra atração da edição 2011 da Feira Internacional da Amazônia será o Salão de Negócios Criativos. Idealizado pela SUFRAMA com a finalidade de identificar novos nichos de mercado e incentivar a geração de negócios na Amazônia, o Salão ganhou destaque na programação da FIAM por promover encontros entre investidores e empreendedores (pessoas física e jurídica) interessados em lançar novos produtos no mercado.

Estandes
Os interessados já podem fazer reservas de estandes. Basta entrar em contato com a Coordenação-Geral de Promoção Comercial da autarquia. Podem participar como expositores, indústrias do Polo Industrial de Manaus e de outras cidades dos Estados da área de atuação da autarquia, empresas de consultoria e logística e instituições de ensino e pesquisa que atuam nos nove Estados da Amazônia Brasileira, além de empresas de produtos regionais e do setor de turismo, em estandes institucionais dos seus Estados de origem, segundo critérios previamente definidos.

A visitação à Feira Internacional da Amazônia é gratuita, bem como a participação nas demais atividades, porém é preciso se inscrever para a Jornada de Seminários e Palestras, Salão de Projetos e Rodadas de Negócios e de Turismo. Os formulários de inscrição e informações adicionais estarão disponibilizados no site (www.suframa.gov.br/fiam) a partir de setembro de 2011.