Você está aqui: Página Inicial > Notícias > FIAM cadastra empresas para Rodada de Negócios e de Turismo

Notícias

FIAM cadastra empresas para Rodada de Negócios e de Turismo

Evento faz parte da Feira, que será realizada entre os dias 27 a 30 de novembro.
por Layana Rios publicado: 11/11/2013 10h51 última modificação: 16/02/2016 18h19

Estão abertas as inscrições para as empresas interessadas em participar das rodadas de Negócios e de Turismo da VII Feira Internacional da Amazônia (FIAM), realizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). Marcada para os dias 27 a 30 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções, a feira é considerada o maior evento multissetorial da região amazônica e funciona como uma vitrine dos produtos e serviços regionais, com a atração de empresários de diversas partes do mundo interessados em fazer negócios.

As inscrições para ambos os eventos são gratuitas, destinadas a empresários de toda a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e podem ser realizadas até o dia 19 de novembro nos sites www.suframa.com.br/fiam e www.amazonasconvention.com.br. A Rodada de Negócios é voltada a micro e pequenos empresários que possuem produtos fabricados com matéria-prima amazônica, já a Rodada de Negócios de Turismo é focada nas agências de turismo ofertantes de produtos turísticos regionais. Organizada em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM), a Rodada de Negócios ocorrerá no dia 28 de novembro, das 8h30 às 17h30, no Salão Nobre do Studio 5. O objetivo é aproximar os micro e pequenos empresários a empresas nacionais e internacionais interessadas em comprar produtos amazônicos, com foco na geração de negócios, tanto imediatos, quanto de médio a longo prazo.

Este ano estão confirmadas 28 empresas âncoras (compradoras de produtos e serviços). Vinte delas são nacionais, dos estados de Alagoas, Distrito Federal, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, e oito são internacionais, vindas da Alemanha, Angola, Argentina, Equador, Espanha, Itália, Trinidad & Tobago e Uruguai. Entre os produtos procurados pelas empresas, estão o artesanato (geral e indígena), biojoias, alimentos e bebidas, frutas, horticultura, móveis, artefatos de madeira, fitoterápicos, óleos vegetais, ervas e moda em geral.

No ato da inscrição – realizada no banner “Rodada de Negócios” que está no hotsite da feira – cada empresário preenche um cadastro, que gera um perfil com produtos e serviços oferecidos, e também aponta quais empresas âncoras ele tem interesse em se reunir. A partir dessas escolhas é estruturada a agenda de reuniões da Rodada de Negócios. De acordo com o coordenador-geral de Promoção Comercial da SUFRAMA, Jorge Vasques, a expectativa é de aumentar em 20% o valor de negócios imediatos em relação ao último evento, que registrou o valor de US$ 13,1 milhões, com a participação de 26 empresas âncoras e 136 empresas ofertantes.

Rodada de Negócios de Turismo
A Rodada de Negócios de Turismo tem a parceria do Amazonas Convention & Visitors Bureau (ACVB) e visa promover os nove Estados que integram a Amazônia Legal como destinos turísticos para o mercado nacional e internacional, possibilitando a realização de negócios para desenvolver o turismo da região.

Para isso, são convidadas empresas buyers – operadoras de turismo interessadas em vender os destinos da Amazônia ao mercado mundial – que se reunirão com as empresas suppliers - ofertantes dos produtos turísticos regionais. Este ano, pela primeira vez, dos 27 buyers convidados, 22 são internacionais, oriundos de treze países: Espanha, Portugal, Itália, China, França, Inglaterra, Dinamarca, Japão, Estados Unidos, Canadá, Peru, Colômbia e Panamá; e cinco são nacionais, dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná. O mercado europeu foi o foco da atração de operadoras, em virtude do voo que ligará Manaus (AM) a Lisboa, capital de Portugal, com uma escala em Belém (PA), a partir de junho de 2014 pela portuguesa TAP Linhas Aéreas.

O cadastro dos suppliers é realizado pelo site www.amazonasconvention.com.br, onde, assim como na Rodada de Negócios, o empresário preenche um formulário que servirá de base para a criação da agenda durante a FIAM. O evento acontecerá no dia 29 de novembro, das 8h30 às 17h30, no Salão Nobre do Studio 5.

Jornada de Seminários
Ainda restam vagas para os interessados em participar da Jornada de Seminários 2013 da FIAM. O evento, que faz parte da programação técnico-científica da Feira, conta com oito temas voltados ao desenvolvimento da região amazônica, que são: Inovação e Tecnologia no Desenvolvimento da Amazônia Brasileira, Reservas Minerais e de Óleo e Gás na Amazônia Ocidental, A Importância da Água segundo a Organização Mundial de Turismo, Tecnologias para Desenvolvimento Econômico Sustentável, Desafios para o Uso Sustentável da Biodiversidade na Pan-Amazônia, Design Como Ferramenta para Incremento de Negócios na ZFM, Soluções com Sistemas Inteligentes para uma Floresta Sustentável, V Encontro de Negócios da Aquicultura da Amazônia (V ENAq).

As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral, realizadas através do hotsite do evento www.suframa.gov.br/fiam, no banner “Jornada de Seminários” (localizado ao lado direito da página). O espaço apresenta o objetivo de cada seminário, bem como data, horário, local, instituições parceiras, capacidade de público e o link para inscrição. Após o cadastro, o interessado deve aguardar a confirmação da inscrição por e-mail. O prazo da inscrição vai até o dia 19 de novembro.

FIAM
A VII FIAM conta ainda com uma extensa programação, que inclui ainda Salão de Negócios Criativos, Rodada de Negócios de Bares e Restaurantes, Oficina de Negócios Brasil Trade, Simpósio Nacional de Aquicultura, visitas técnicas a empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e fundações, entre outros, além dos pavilhões (Principal, Amazônia, Plenária e Salão de Vidros) que abrangerão todos os expositores da Feira. Outras informações estão disponíveis em www.suframa.gov.br/fiam.