Você está aqui: Página Inicial > Notícias > FIAM sediará I Encontro de Facilitação de Comércio Exterior com os Estados Unidos

Notícias

FIAM sediará I Encontro de Facilitação de Comércio Exterior com os Estados Unidos

O evento está na agenda de prioridades da Câmara de Comércio Exterior (Camex), do governo brasileiro, e reunirá representantes governamentais dos dois Países.
publicado: 17/07/2009 00h00 última modificação: 09/06/2016 12h06

Uma das novidades da programação da quinta edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2009), que ocorrerá de 25 a 28 de novembro deste ano, em Manaus, será a realização, pela primeira vez no Brasil, do Encontro de Facilitação de Comércio Exterior com os Estados Unidos. O evento está na agenda de prioridades da Câmara de Comércio Exterior (Camex), do governo brasileiro, e reunirá representantes governamentais dos dois Países.

O convite para realização do encontro partiu da superintendente da Zona Franca de Manaus, Flávia Grosso, e foi feito durante a sua participação na segunda missão governamental do Grupo Técnico de Facilitação de Comércio (GTFAC) realizada em junho, naquele País. A SUFRAMA integra o GTFAC, que é constituído por diversos órgãos vinculados ao governo federal, sob a liderança da Camex, e tem atuado no sentido de melhorar a racionalização,operacionalização e simplificação do comércio exterior brasileiro.

Dada a importância da iniciativa, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, entregará pessoalmente convite para realização do evento ao secretário de Comércio dos Estados Unidos, Gary Locke, durante reunião que ocorrerá na próxima segunda-feira (20), em Washingtoh (EUA). No documento, Miguel Jorge destaca o momento promissor pelo qual passam as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos, marcado por perspectivas de avanços nas oportunidades mútuas de comércio, investimentos e aprofundamento da cooperação técnica.

A realização do I Encontro de Facilitação de Comércio Exterior Brasil-Estados Unidos contribuirá com as ações que estão sendo desenvolvidas no âmbito da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), lançada em maio do ano passado e que possui como metas para o período de 2008 a 2010: ampliar a participação das exportações brasileiras no mercado mundial em 1,25% e aumentar em 10% o número de micro e pequenas empresas exportadoras. Dentro do PDP, foi criada a Estratégia Brasileira de Exportações, a qual compreende diversas medidas, entre as quais a modernização do Programa de Financiamento às Exportações, do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), o fomento a novas modalidades de acesso de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) ao mercado exterior e à Estratégia Nacional de Simplificação do Comércio Exterior, onde se insere o GTFAC.

Na ocasião, os representantes do governo dos Estados Unidos terão a oportunidade de conhecer o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e visitar fábricas instaladas no Pólo Industrial de Manaus (PIM).

registrado em: , , ,