Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Finep é parceira da SUFRAMA no Salão de Negócios Criativos da FIAM 2011

Notícias

Finep é parceira da SUFRAMA no Salão de Negócios Criativos da FIAM 2011

O Salão de Negócios Criativos tem por finalidade viabilizar a transferência de capital para empreendimentos que aliem rentabilidade e impactos positivos ao desenvolvimento regional.
publicado: 16/09/2011 00h00 última modificação: 07/04/2016 10h25

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) é parceira da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) na realização do Salão de Negócios Criativos, um dos principais eventos da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2011), que acontece de 26 a 29 de outubro, em Manaus (Amazonas). A Finep integra, ao lado da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect), Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), a Comissão Multi-institucional responsável pela seleção das propostas.

O Salão de Negócios Criativos tem por finalidade viabilizar a transferência de capital para empreendimentos que aliem rentabilidade e impactos positivos ao desenvolvimento regional. Podem concorrer propostas de empresas, institutos de pesquisa tecnológica e inventores/pesquisadores (pessoa física) de todos os Estados da Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão , Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). As linhas de interesse preferenciais são produtos regionais (frutas, sementes, óleos essenciais, fibras e peixes); produção (bioindústria, biocosméticos, fitoterápicos, fitocosméticos, artefatos, móveis de madeira e biojoias); turismo e outros segmentos na área de biotecnologia, software, logística de transporte fluvial, energia, petróleo e gás, telecomunicações, mineração e eletrônica.

Ao lado de representantes das demais instituições, a Finep avaliará as propostas com base no seguintes critérios: adequação do projeto à política de desenvolvimento regional da SUFRAMA; potencial mercadológico do produto/serviço; e mérito e abrangência da proposta no contexto de CT&I, incluindo sua contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico. No total, 15 projetos serão selecionados.

Para viabilizar o processo de seleção das propostas, foi lançado o edital do Programa Salão de Negócios Criativos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que também atua como parceira no evento. Os documentos necessários para a inscrição são uma cópia impressa e assinada do Formulário de Apresentação de Proposta (disponível no final do edital), uma cópia impressa do Currículo do proponente (de preferência o Currículo Lattes), e uma cópia impressa do Cadastro no Banco de Pesquisadores da FAPEAM. A documentação deverá ser entregue ou encaminhada em envelope lacrado, por meio de carta de encaminhamento à Diretoria Técnico-Científica (modelo disponível no link formulários da homepage da FAPEAM), aos cuidados do Departamento de Análise de Projetos, em 02 (duas) vias impressas. A Fapeam está localizada à Travessa do Dera, s/nº, no bairro Flores. Os interessados devem ler o edital completo do Programa de Apoio ao Salão de Negócios Criativos disponível na página eletrônica da Fapeam (http://www.fapeam.am.gov.br/edital.php?cod=178). O resultado será divulgado no dia 14 de outubro.

Sobre a FIAM 2011
A FIAM é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Considerado o maior evento multissetorial da região, a edição 2011 da Feira Internacional da Amazônia, que terá como tema "Amazônia e você – o encontro é aqui", contará com diversas atividades destinadas a promover as potencialidades regionais, identificar oportunidades de negócios, atrair investimentos e gerar novos conhecimentos acerca da região.

No pavilhão central do Studio 5 Centro de Convenções, o público poderá conferir as últimas novidades em termos de produtos fabricados com alta tecnologia por empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Também haverá um espaço destinado à exposição institucional de Governos dos Estados que compõem a área de abrangência da autarquia (Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e os municípios de Macapá e Santana, no Amapá), e como convidados especiais os demais Estados da Amazônia Legal (Pará, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão). Outra atração será a Rodada de Negócios, realizada em parceria com o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM), proporcionará encontros entre empresas demandantes e ofertantes de produtos e serviços. Também haverá a Rodada de Negócios de Turismo, promovida em parceria com a Convention Bureau do Amazonas.

Na programação do evento consta ainda o Pavilhão Amazônia, espaço destinado à exposição e comercialização de produtos de micro e pequenas empresas, associações e cooperativas de todos os Estados da região e o Salão de Negócios Criativos, que tem por finalidade viabilizar a transferência de capital para empreendimentos que aliem rentabilidade e impactos positivos ao desenvolvimento regional. Também ocorrerá a sexta Jornada de Seminários, com o objetivo de debater temas estratégicos para o desenvolvimento regional, bem como difundir o conhecimento sobre a Amazônia e gerar subsídios para a orientação de políticas públicas. Toda a programação da FIAM 2011 é gratuita. Mais informações no site www.suframa.gov.br/fiam).