Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Fomento ao Comércio Exterior é debatido no Acre

Notícias

Fomento ao Comércio Exterior é debatido no Acre

Reunião realizada na sede do governo local que tratou do tema teve a participação de entes federais, estaduais e municipais da região.
por Márcio Gallo publicado: 20/07/2019 11h30 última modificação: 20/07/2019 12h40

A Amazônia tem tido especial atenção dos entes federais, estaduais e municipais da região no que tange ao incremento do comércio exterior, que deve gerar benefícios ao País e seus parceiros comerciais. Foi com este foco que a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), por meio de sua Coordenação Regional de Rio Branco, no Acre, participou de reunião naquele Estado para debater sobre o tema. O encontro ocorreu na última quinta-feira (18), no Palácio Rio Branco, sede do governo local, e contou com a presença do governador acriano, Gladson Cameli, a coordenadora regional da Autarquia, Maria Thereza Alves, e representantes de diversas instituições, tais como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomercio-AC), Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) e Receita Federal.


Na ocasião, foi debatida a interligação da região amazônica com o Oceano Pacífico por meio do Peru, país vizinho que já conta com infraestrutura adequada para, por via rodoviária, se alcançar os portos daquele país, o que facilitaria o escoamento de produtos brasileiros e a entrada de produtos e insumos no Brasil. Esta é a oportunidade que o governo do Acre busca aproveitar, conforme disse Cameli. "Temos tudo a nosso favor. Somos o Estado brasileiro mais próximo da Ásia, a rodovia até os portos peruanos está pronta (...). Esta é uma oportunidade que não podemos perder”, afirmou.


Para a coordenadora regional da Suframa, Maria Thereza, "a Autarquia recentemente buscou estreitar relações com o Acre por meio da vinda do titular da Suframa e do superintendente adjunto de Operações, o que retrata a proposta da atual gestão para com todos os Estados cobertos pelo modelo Zona Franca de Manaus, que é atuar com maior força e focando em resultados práticos. Temos visto reuniões sobre a interligação logística Paita-Manaus e estamos atentos a esta conexão terrestre via Acre, tratada recentemente entre representantes da Suframa e do governo local. A união de esforços será essencial para avançarmos neste tema".


A fim de fomentar as discussões sobre o assunto e ampliar sua atuação na região, a Suframa está preparando sua participação na 46ª ExpoAcre, evento que começa no dia 27 de julho e vai até o dia 4 de agosto. A programação do evento inclui a realização de exposições, palestras e rodadas de negócios com vistas a discutir temas relevantes para o Estado, e a Suframa atuará divulgando os incentivos administrados pela Autarquia no Acre e prospectando negócios que possam gerar benefícios a toda sociedade.

registrado em: , ,