Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestão de Appio Tolentino na SUFRAMA completa primeiro ano de trabalho

Notícias

Gestão de Appio Tolentino na SUFRAMA completa primeiro ano de trabalho

Principal objetivo do superintendente foi fazer com que a autarquia passasse por uma mudança de mentalidade, atuando em maior sintonia com diversos segmentos da sociedade ao passo em que fossem desenvolvidos projetos mútuos de integração e cooperação.
publicado: 15/06/2018 17h38 última modificação: 15/06/2018 18h40

A gestão do superintendente Appio Tolentino à frente da SUFRAMA completou nessa semana um ano de atividades. Nesse período, o principal objetivo de Tolentino foi fazer com que a autarquia passasse por uma mudança de mentalidade, atuando em maior sintonia com diversos segmentos da sociedade ao passo em que fossem desenvolvidos projetos mútuos de integração e cooperação junto a órgãos governamentais, entidades de classe, comitivas internacionais, academia, instituições de pesquisa, empresas, produtores rurais, comerciários e demais atores não apenas em Manaus, onde está situada a sede da instituição, mas em toda a sua área de atuação – Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e municípios de Macapá e Santana, no Amapá.


Como principal destaque até o momento, pode-se citar a atenção especial a ações ligadas ao fortalecimento do setor primário e ao desenvolvimento do Distrito Agropecúario da SUFRAMA, com o início da elaboração de um plano diretor agroindustrial para o espaço, e a intensificação de projetos no âmbito da Zona Franca Verde no sentido de diversificar e incrementar a economia de toda a região. A gestão de Tolentino também tem buscado discutir alternativas que possam intensificar cadeias produtivas do Polo Industrial de Manaus (PIM), com ações, em especial, que aprimorem a gestão de Processos Produtivos Básicos (PPBs) de segmento estratégicos para a indústria da Zona Franca de Manaus.


As ações de atração de investimentos e de geração de empregos também marcaram o cotidiano dos últimos doze meses de trabalho na SUFRAMA, a partir da recepção de dezenas de comitivas estrangeiras na sede da autarquia e, principalmente, da realização de uma missão nas cidades de Piura e Yurimaguas, localizadas ao norte do Peru, em outubro do ano passado, com o objetivo de ampliar as relações logísticas, industriais e comerciais com aquele país. Outra ação de destaque foi a participação da SUFRAMA no Salão de Duas Rodas, em novembro do ano passado, em São Paulo, ocasião na qual a autarquia contou com um estande para comemorar os 50 anos da Zona Franca de Manaus e reforçar ações de atração de investimentos para o Polo de Duas Rodas do PIM.


Nos âmbitos institucional e operacional, a SUFRAMA também teve avanços pontuais, entre os quais os esforços para implementação da Resolução nº 38/2017 do Conselho de Administração da SUFRAMA (CAS), que institui e disciplina os novos procedimentos de cadastro junto à autarquia; a assinatura, em dezembro do ano passado, de Medida Provisória (MP) que altera a Lei de Informática (Lei nº 8.387/1991) da Zona Franca de Manaus, trazendo maior segurança jurídica às empresas que realizam investimentos compulsórios em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na região; e o lançamento, em abril deste ano, do Programa de Integridade da autarquia, o qual deriva do processo de adesão da Superintendência ao Programa de Fomento à Integridade Pública (Profip) da Controladoria-Geral da União (CGU).


Por fim, merece ênfase o desenvolvimento de dois dos principais projetos da gestão de Tolentino: o “SUFRAMA Itinerante” e o “SUFRAMA nos Municípios”. Essas iniciativas têm aproximado técnicos da autarquia, de agências de fomento e de outros órgãos parceiros junto a empresários, comerciários e produtos rurais de várias cidades amazônicas visando à disseminação das vantagens proporcionadas tanto pelos incentivos da Zona Franca de Manaus quanto pelas oportunidades de crédito ao empresariado nos municípios interioranos.


"Nossa missão é promover a região, gerar oportunidades e atrair investimentos, com o incremento de postos de trabalho e o desenvolvimento regional. Um órgão como a SUFRAMA nos permite iniciativas que levam melhorias à sociedade e trabalhamos constantemente para isso. Em conjunto com o corpo técnico da autarquia, pretendo ampliar constantemente o alcance das ações da SUFRAMA, com o apoio do governo federal, por meio do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Somente assim poderemos manter a competitividade do Polo Industrial de Manaus e promover a diversificação da base econômica regional, buscando alavancar o setor primário e investimentos em bioeconomia e na indústria 4.0, por exemplo", disse Appio Tolentino.

 

 

registrado em: ,