Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestão do superintendente Alfredo Menezes recebe apoio da Aleam

Notícias

Gestão do superintendente Alfredo Menezes recebe apoio da Aleam

Novo comandante da autarquia recebeu Moção de Aplausos em primeira visita oficial no cargo à Assembleia Legislativa do Amazonas
por Enock Nascimento publicado: 21/02/2019 18h34 última modificação: 21/02/2019 18h34

Em visita institucional à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quinta-feira (21), o superintendente da SUFRAMA, Alfredo Menezes, recebeu uma Moção de Aplausos da entidade por ter aceitado a missão de comandar a autarquia. Durante os pronunciamentos, no plenário Ruy Araújo, parlamentares prometeram apoio à nova gestão e revelaram suas preocupações e expectativas sobre o futuro da Zona Franca de Manaus (ZFM).

A moção de aplausos foi de autoria do deputado estadual Doutor Gomes (PRP) e foi assinada por 22 parlamentares. “Apenas dois não assinaram e isso porque estão viajando, senão seria unanimidade. O que significa que toda a Assembleia está desejando sucesso no comando do mais importante órgão de desenvolvimento da região. A SUFRAMA é para a nossa economia o que a seiva é para o alimento das plantas e árvores”, frisou Gomes.

O presidente da Aleam, Josué Neto (PSD), ressaltou que o convite ao superintendente da autarquia é motivado pelo desejo de intensificar a aproximação entre as duas instituições. “Queremos dizer o que esperamos da SUFRAMA, queremos ouvir o que SUFRAMA precisa de nossa ação. Queremos nos reaproximar”, destacou.

Primeiro parlamentar a discursar, Serafim Correia (PSB) destacou o desafio de mudar a percepção da maior parte dos brasileiros sobre a ZFM. “Eles acreditam que o fim da renúncia fiscal dada à ZFM vai virar aumento da arrecadação de impostos. Não vai. O fim da ZFM vai fazer as empresas saírem do Brasil”, observou.

O presidente da Comissão de Industria, Comércio Exterior e Zona Franca, Wilker Barreto (PHS), também apontou a importância da divulgação de informações verdadeiras sobre o modelo. “O País precisa saber que a ZFM é o melhor modelo ambiental do mundo”, disse.

A deputada Alessandra Campêlo (MDB) ressaltou a importância de a autarquia retomar o seu papel protagonista como entidade propulsora do desenvolvimento da região. “A SUFRAMA precisa voltar a pautar discussões e a capitanear lutas em favor da região, como a da BR-319, por exemplo. A SUFRAMA não pode mais ser retaliada. Chega de a SUFRAMA ser cabide de emprego de políticos que a loteiam”, discursou.

Também debateram o futuro do modelo ZFM e manifestaram apoio à nova gestão da autarquia os deputados Dermilson Chagas (PP), Saulo Viana (PPS), Augusto Ferraz (DEM), Ricardo Nicolau (PSD) e Felipe Souza (Patri).

Retribuição

Em sua fala, o superintendente Alfredo Menezes respondeu questionamentos com apresentação de dados e também fez um resumo da sua vida pessoal e profissional, dando ênfase à missão de resgatar o protagonismo da instituição. Para Menezes, o convite do presidente Jair Bolsonaro para comandar a autarquia representa uma oportunidade de retribuição. “Por ter mudado minha vida os sete anos que passei no Colégio Militar, sonhei em comandar a instituição para que futuras gerações também tivessem acesso à cultura, aos valores e aos princípios que recebi. Não fui diretor, mas, agora com a SUFRAMA, recebi uma grande oportunidade de retribuição. E é procurando construir sinergia com instituições como a Aleam, que acredito que poderemos juntos desenhar um novo e melhor futuro para a região”, frisou.