Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo de Rondônia e SUFRAMA discutem parcerias

Notícias

Governo de Rondônia e SUFRAMA discutem parcerias

Objetivo é levar maior desenvolvimento ao Estado de Rondônia e à Área de Livre Comércio de Guajára-Mirim (RO).
por Diego Queiroz publicado: 13/04/2015 17h25 última modificação: 02/02/2016 17h32

O titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária de Rondônia (Seagri/RO), Evandro Cesar Padovani, e o Coordenador Executivo da Seagri/RO, Rubens Nascimento, reuniram-se na manhã desta segunda-feira (13), na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), com o superintendente adjunto de Operações da autarquia, José Adilson Vieira, o superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional, em exercício, Emmanuel de Aguiar, e o coordenador-geral de Promoção Comercial, Jorge Vasques.

O objetivo da reunião foi estimular parcerias técnicas visando ao desenvolvimento do Estado de Rondônia e da Área de Livre Comércio (ALC) de Guajára-Mirim (RO), bem como alinhar diretrizes visando à participação de Rondônia na oitava edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM), que será realizada no período de 18 a 21 de novembro de 2015, em Manaus.

O secretário da Seagri/RO, Evandro Padovani, destacou que o Estado do Amazonas, com população estimada em mais de 2,5 milhões de pessoas, é um mercado estratégico para Rondônia e que o principal objetivo do planejamento rondoniense, atualmente, é ampliar a geração de negócios a partir da agregação de valor em sua indústria. “Hoje o nosso maior objetivo é trazer investidores para o Estado e queremos o apoio da SUFRAMA nisso”, afirmou.

Durante a reunião, os representantes do Governo do Estado de Rondônia convidaram a SUFRAMA a participar da feira Rondônia Rural Show, que será realizada no período de 27 a 30 de maio, no município de Ji-Paraná, e também a ministrar, previamente ao evento, um seminário sobre incentivos fiscais do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) para empresários, investidores e, em particular, técnicos graduados do Governo do Estado e de municípios para que passem a atuar como multiplicadores.

Desenvolvimento
De acordo com o superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da SUFRAMA, em exercício, Emmanuel de Aguiar, o convite foi prontamente aceito e a autarquia buscará formatar, agora, uma palestra que consiga difundir oportunidades de negócios a partir da ALC de Gujará-Mirim, focando não apenas no aspecto comercial, mas, também, na capacitação para o desenvolvimento de produtos com insumos e matérias-primas regionais. “A SUFRAMA não está preocupada apenas com o aspecto comercial das Áreas de Livre Comércio de sua área de abrangência, mas, também, com a questão produtiva. Queremos aproveitar que a legislação nos permite desenvolver projetos nesse sentido e queremos fortalecer essa questão o máximo possível”, destacou Aguiar.

Os técnicos da SUFRAMA presentes à reunião também reforçaram o convite para a participação de Rondônia na oitava edição da FIAM, dentro do espaço reservado aos Estados da Amazônia Ocidental. “Temos certeza de que a participação de Rondônia na FIAM será uma excelente forma de difundir oportunidades de negócios e investimentos naquele Estado e estimular o empreendedorismo”, disse o coordenador-geral de Promoção Comercial da autarquia, Jorge Vasques.

registrado em: , , ,