Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo eleva IPI de motos, microondas e splits

Notícias

Governo eleva IPI de motos, microondas e splits

A medida é uma resposta aos empresários da Zona Franca de Manaus que reclamavam da concorrência desleal com os similares importados.
publicado: 30/05/2012 00h00 última modificação: 21/03/2016 16h40

O Diário Oficial da União desta quinta-feira (31) publicou o decreto nº 7.741, da presidência da República, elevando para 35% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para motos, microondas e ar-condicionados do tipo split. A medida é uma resposta aos empresários da Zona Franca de Manaus (ZFM) que reclamavam da concorrência desleal com os similares importados.

Na última semana, o superintendente da SUFRAMA, Thomaz Nogueira, esteve em Brasília para discutir medidas que pudessem manter a competitividade do Polo Industrial de Manaus (PIM), que se viu ameaçado pelo aumento das importações (em casos como dos ar-condicionados split, a produção local chegou a zero). Para ele, a medida é uma vitória da ZFM e um reforço no discurso da presidenta Dilma Rousseff que, ao falar sobre os 50 anos a mais para o modelo, “sempre ressalta a importância de se manter as vantagens comparativas”.

O superintendente soube da publicação em Seul (Coreia do Sul), onde integra comitiva do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que busca captar novos investimentos externos para o Brasil. “Com certeza essa notícia é um argumento a mais para convencer grandes produtores mundiais a se instalar no Brasil”, disse.

A medida publicada nesta quinta passa a valer a partir de 1º de setembro.