Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governos do Brasil e do Equador assinam dois memorandos de entendimento durante reunião bilateral na sede da SUFRAMA

Notícias

Governos do Brasil e do Equador assinam dois memorandos de entendimento durante reunião bilateral na sede da SUFRAMA

Participaram do encontro o embaixador do Equador, Horácio Sevilla Borja, e técnicos governamentais dos dois países, incluindo, pelo lado brasileiro, representantes do Itamaraty, do MDIC e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
por Diego Queiroz publicado: 22/11/2011 00h00 última modificação: 01/04/2016 11h16

O secretário-executivo, adjunto, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ricardo Schaefer, realizou na tarde dessa segunda-feira (21), na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), reunião bilateral com o vice-ministro de Comércio do Equador, Francisco Rivadeneira. Participaram ainda do encontro o embaixador do Equador, Horácio Sevilla Borja, e técnicos governamentais dos dois países, incluindo, pelo lado brasileiro, representantes do Itamaraty, do MDIC e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A reunião teve como principal resultado a assinatura de dois memorandos de entendimento entre os governos do Brasil e do Equador. O primeiro, de caráter mais amplo, tem a finalidade de reforçar acordos prévios de cooperação e contribuir para o avanço das relações bilaterais de integração e desenvolvimento. O segundo memorando, por sua vez, assinado pela ApexBrasil e pelo instituto equatoriano ProEcuador, visa a estreitar as relações técnicas de cooperação entre os dois órgãos, que atuam especificamente na promoção das exportações e na atração e viabilização de novos projetos de investimento.

Como forma de agregar maior sustentação política aos dois instrumentos de cooperação firmados, os oficiais brasileiros e equatorianos acordaram em apresentar os documentos a representantes diplomáticos de oito países amazônicos que se encontraram nesta terça-feira (22), também em Manaus, por ocasião da XI Reunião dos Chanceleres da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Em meio à programação do evento, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota, que presidiu a reunião da OTCA, teve encontro reservado com o ministro das Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, ocasião na qual foram discutidas novas iniciativas visando ao estreitamento das relações comerciais e bilaterais entre os dois países.

registrado em: , ,