Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Grupo de trabalho do Ministério da Economia reúne em Manaus

Notícias

Grupo de trabalho do Ministério da Economia reúne em Manaus

Membros do GT-PPB debateram sobre os Processos Produtivos Básicos e promoveram agenda de visitas a empresas do Polo Industrial de Manaus.
por Márcio Gallo publicado: 30/01/2020 15h19 última modificação: 30/01/2020 20h54

Nesta semana, foi realizada a primeira reunião do ano do Grupo Técnico Interministerial de Análise de Processos Produtivos Básicos (GT-PPB) na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), evento que normalmente ocorre em Brasília. O encontro foi promovido entre representantes da Suframa e do Ministério da Economia (ME) que, por meio de videoconferência, reuniram-se com analistas da Autarquia, do ME e, também, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que estavam presentes na representação institucional da Autarquia em Brasília.

A oportunidade permitiu que membros do Ministério da Economia com alto poder de decisão sobre o assunto pudessem se deslocar à Manaus - pela primeira vez em anos - para debaterem sobre PPBs verificando seus efeitos práticos na indústria incentivada da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Pela Suframa, a reunião contou com o superintendente Alfredo Menezes, com o superintendente adjunto de Projetos, Gustavo Igrejas, e com o coordenador-geral de Análise de Projetos Industriais (CGPRI), Flávio Ramos, além da técnica da Coordenação-Geral de Acompanhamento de Projetos Industriais (CGAPI), Francisca Lyra.

Três representantes do ME - entre eles o subsecretário da Indústria, Tólio Ribeiro - estiveram na capital amazonense para, em conjunto com a alta administração da Suframa, discutir os assuntos da pauta.

Conforme destacou o titular da Suframa, "esse trabalho que iniciamos ano passado, com a concordância do secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa, tem rendido frutos pra todos do Ministério da Economia. Estamos avançando no objetivo de zerarmos essa demanda que temos no GT-PPB e temos contribuído com o desenvolvimento do nosso País".

Tólio Ribeiro afirmou que "haviam 173 pleitos em espera e hoje temos 98, com uma meta de zerar esse backlog até o fim deste ano. Cerca de dois terços são PPBs referentes à Zona Franca de Manaus e um terço da Lei de Informática. Estamos com uma equipe muito engajada com a equipe da Suframa e do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e contamos com o apoio de todos os envolvidos para cumprir essa meta de zerar esse backlog que com certeza vai atender tanto à Suframa quanto aos empresários que versam sobre a Lei de Informática".

Na ocasião, além da discussão da pauta proposta, foi promovida uma agenda de visitas a empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) para que os representantes do Ministério da Economia tivessem a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre os processos fabris e os reflexos socioeconômicos positivos oriundos das atividades realizadas pelas indústrias incentivadas da Zona Franca de Manaus, que geram resultados não apenas para a região, mas para todo o País.