Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Grupo Mercado Comum do Mercosul reúne-se em Manaus

Notícias

Grupo Mercado Comum do Mercosul reúne-se em Manaus

Encontro ocorre no período de 29 de setembro a 01 de outubro.
publicado: 27/09/2010 00h00 última modificação: 29/04/2016 15h40

No período de 29 de setembro a 01 de outubro, Manaus sediará a LXXXI Reunião Ordinária do Grupo Mercado Comum (GMC), sob a Presidência Pro Tempore do Brasil (PPTB). O evento tem o apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e deverá contar com a participação de diplomatas e altos funcionários dos Estados Parte do Mercosul e Venezuela.

A expectativa é de aproximadamente 100 participantes, entre técnicos e autoridades de órgãos que intervêm nas negociações internacionais do MERCOSUL (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e Venezuela, país em processo de adesão ao Bloco, além de convidados dos países centro-americanos, como Panamá, República Dominicana, El Salvador e Guatemala.

O GMC é o órgão decisório executivo responsável por fixar os programas de trabalho e negociar acordos com terceiros em nome do MERCOSUL, por delegação expressa do Conselho do Mercado Comum do Sul - CMC (órgão supremo do MERCOSUL) e será a primeira vez que se reunirá na capital amazonense e fora do circuito Centro-Oeste, Sul/Sudeste.

A finalidade é dar continuidade à agenda de trabalho do Grupo, além de proporcionar oportunidade aos participantes de conhecer “in loco” o Modelo Zona Franca de Manaus, um regime com características diferenciadas dos demais países, voltado para o desenvolvimento regional, e que comporta um Polo Industrial que abriga empresas que fabricam produtos de alto valor agregado.

 

registrado em: ,