Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IBGE e ONU promovem seminário sobre estatísticas ambientais na SUFRAMA

Notícias

IBGE e ONU promovem seminário sobre estatísticas ambientais na SUFRAMA

Objetivo é sensibilizar usuários e produtores de informações dessa natureza sobre a importância da integração das estatísticas nas áreas ambiental e econômica e a implementação de um quadro de referência comum: o Sistema de Contabilidade Econômico-ambiental.
publicado: 23/09/2009 00h00 última modificação: 24/05/2016 10h34

Na próxima sexta-feira (25), a partir das 9h, será realizado Seminário Internacional na Amazônia sobre Estatísticas Ambientais e Contas Econômico-ambientais na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com a Divisão de Estatísticas das Nações Unidas (UNSD-ONU) e conta com o apoio da autarquia. O objetivo é sensibilizar usuários e produtores de informações dessa natureza sobre a importância da integração das estatísticas nas áreas ambiental e econômica e a implementação de um quadro de referência comum: o Sistema de Contabilidade Econômico-ambiental (SCEA).

O seminário contará com a presença do presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, e do chefe da Área de Estatísticas Econômicas da ONU, Ivo Havinga. Os resultados das discussões deverão contribuir para a elaboração de políticas públicas e tomadas de decisão acerca da questão do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Também será estimulado o diálogo entre os participantes sobre o uso adequado do quadro conceitual da contabilidade ambiental como subsídio no processo de sistematização dessas políticas.

Na programação do seminário, consta uma apresentação do chefe da Área de Estatísticas Econômicas da ONU, Ivo Havinga, sobre a questão da necessidade de informações ambientais, econômicas e sociais integradas para políticas e tomada de decisão. Na ocasião, Havinga abordará sobre as relações entre estatísticas ambientais, sociais e econômicas básicas, bem como a derivação de indicadores e ao final, serão destacados os principais conceitos e aplicações do Sistema de Contas Econômico-ambientais (SCEA), a ser futuramente adotado como padrão estatístico internacional, integrando informações econômicas e ambientais em um sistema comum mediante o uso de conceitos, definições e classificações do Sistema de Contas Nacionais. Posteriormente, ocorrerá a palestra sobre “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, a ser ministrada pelo presidente do IBGE, Eduardo Pereira.

Este evento é um desdobramento do seminário Internacional sobre Estatísticas Ambientais e Contas Econômico-ambientais que está ocorrendo na cidade do Rio de Janeiro, com a participação de representantes de organizações de estatística nacionais de diversos países, de organizações de estatística internacionais e de usuários e produtores nacionais de dados relacionados ao meio ambiente. O evento é aberto ao público em geral.

 

registrado em: ,