Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Identificação por Rádio Frequência em discussão na SUFRAMA

Notícias

Identificação por Rádio Frequência em discussão na SUFRAMA

Tecnologia vem sendo adotada em todo o mundo para rastreamento de gado, identificação de veículos, bagagens, logística reversa e até mesmo na substituição do código de barras no varejo.
publicado: 19/06/2012 00h00 última modificação: 21/03/2016 10h25

O sistema de identificação por radiofrequência (RFID, na sigla em inglês) vem sendo adotado em todo o mundo para rastreamento de gado, identificação de veículos, bagagens, logística reversa e até mesmo na substituição do código de barras no varejo. Hoje, grandes multinacionais, como a HP, usam amplamente etiquetas RFID em sua produção, o que tem chamado a atenção das empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) para a tecnologia.

Para apresentar aos empresários da Zona Franca de Manaus os componentes e soluções nacionais disponíveis na área, a SUFRAMA promove nesta quarta-feira (20), às 9h, no auditório da autarquia, uma palestra com o superintendente de Desenvolvimento de Produtos e Negócios da CEITEC S.A, Reinaldo de Bernardi. A CEITEC S.A é uma empresa pública federal ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), criada em 2008 para desenvolver a indústria eletrônica brasileira, através da implantação de uma base sólida no setor de semicondutores, e que hoje é referência em tecnologia RFID no Brasil.

Em sua palestra, Bernardi detalhará os principais resultados alcançados pela empresa, como o início da produção em volume comercial do Chip do Boi, o primeiro produto “de prateleira” da CEITEC S.A, direcionado ao mercado de identificação animal. Também falará sobre o CTC 13000, chip para múltiplas aplicações em logística que pode ser usado por fabricantes de equipamentos para rastreamento de itens durante toda a fase de produção, assim como para controle de estoque e de pós-fabricação. O funcionamento do chip Argentum - um dispositivo RFID HF utilizado diretamente em cargas perecíveis com o objetivo de medir e registrar a temperatura e transmitir esses dados por radiofrequência – também será abordado na palestra, que contará com a presença de empresários e representantes de instituições de pesquisa ligados a entidades como Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) e Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos (Eletros).

Os semicondutores são fundamentais para o desenvolvimento da eletrônica e, dado o papel chave da CEITEC S.A para transformar a base da indústria brasileira, o evento na SUFRAMA também dará oportunidade de discutir o desenvolvimento de novos componentes que atendam a demandas específicas das empresas da região.