Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Imagem virtual chama atenção do público na exposição da SUFRAMA no Amazonas Shopping

Notícias

Imagem virtual chama atenção do público na exposição da SUFRAMA no Amazonas Shopping

O efeito especial possibilita a interação do público com a projeção virtual de imagem de água e peixes sobre a superfície do piso da Praça Central do Amazonas Shopping.
publicado: 15/04/2008 00h00 última modificação: 25/07/2016 11h33

O efeito especial que possibilita a interação do público com a projeção virtual de imagem de água e peixes sobre a superfície do piso da Praça Central do Amazonas Shopping é uma das atrações da exposição “SUFRAMA 41 ANOS – Novas perspectivas econômicas para a nossa região”, promovida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), no período de 14 a 27 de abril. A programação integra a agenda comemorativa ao aniversário da autarquia e do modelo ZFM, ocorrido no último dia 28 de fevereiro.

A solenidade de abertura contou com a presença de dirigentes e técnicos da SUFRAMA, do prefeito de Manaus, Serafim Corrêa, do diretor do Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Adalberto Val, que representou o Ministério da Ciência e Tecnologia, além de empresários do Pólo Industrial de Manaus e do público visitante.

O coordenador geral de Estudos Econômicos e Empresariais da SUFRAMA, José Alberto Machado, falou em nome da superintendente Flávia Grosso, e enfatizou que o objetivo da exposição é apresentar à sociedade as ações da SUFRAMA e sua importância como agência de desenvolvimento regional em bases sustentáveis, além de divulgar a realização da quarta edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2008), que ocorrerá em Manaus, no período de 10 a 13 de setembro. "O Pólo Industrial de Manaus (PIM) fechou o ano de 2007 com um faturamento recorde de U$ 25,6 bilhões, gera mais de 100 mil empregos diretos, e propicia o investimento em projetos de infra-estrutura de apoio à produção, à inovação tecnológica, ao turismo, à formação de capital intelectual e à qualificação profissional. É importante que a população conheça mais sobre esse modelo de desenvolvimento que possibilita a geração de emprego e renda na região, e contribui para a preservação ambiental”, destacou o coordenador.

O prefeito Serafim Corrêa disse que é sempre bom relembrar o papel da Zona Franca de Manaus e da SUFRAMA na economia regional, especialmente na cidade de Manaus. “Pertenço a uma geração que vivenciou o modelo ZFM desde a sua criação, e que acompanhou a sua evolução. É interessante que os jovens conheçam um pouco mais sobre os efeitos desse modelo no desenvolvimento local”, afirmou.
As ações da SUFRAMA voltadas para o uso sustentável das potencialidades amazônicas foram destacadas pelo diretor do Inpa, Adalberto Val, que citou a mais recente parceria entre o instituto e a SUFRAMA, para transferência de tecnologia para o aproveitamento do couro de peixe.

A exposição no Amazonas Shopping é composta por nove painéis, cada um com um tema específico. Alternativas logísticas, planejamento estratégico, biodiversidade amazônica, turismo, interiorização do desenvolvimento, biocosméticos, feira internacional da Amazônia e resultados do PIM, estão entre os assuntos que compõem os painéis. Conta também com projeção de imagens em movimento diretamente no piso da praça central, remetendo a um passeio virtual pelas águas do Rio Negro.

O horário da exposição é o mesmo de funcionamento do shopping, das 10h às 22h de segunda a sábado, e no domingo de 12 às 22h, e a visitação é gratuita.