Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inovação norteia Workshop promovido no CBA

Notícias

Inovação norteia Workshop promovido no CBA

1º Workshop de Apresentação dos Programas de Financiamento e Apoio a Empreendimentos Inovadores contou com representantes da Suframa, do CBA, da Finep e da Rede Amazônia em Prol do Empreendedorismo e da Inovação.
por Márcio Gallo publicado: 28/08/2019 16h05 última modificação: 28/08/2019 17h33

Durante o 1º Workshop de Apresentação dos Programas de Financiamento e Apoio a Empreendimentos Inovadores, realizado nesta quarta-feira (28) no auditório do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), representantes de instituições ligadas a programas prioritários e empreendedorismo digital apresentaram informações de como podem ser fomentados projetos inovadores na região. O evento contou com representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), do CBA, da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) e da Rede Amazônia em Prol do Empreendedorismo e da Inovação (Rami).


O superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa, Alcimar Martins, afirmou que o evento teve como objetivo principal "apresentar programas que mostrem como fomentar todo o nosso ecossistema, além de demonstrar formas de financiamento que, por exemplo, a Finep pode oferecer a todos que trabalham com ecossistema regional". O superintendente destacou, ainda, que "temos o interesse de focar em empreendimentos e projetos inovadores de bioeconomia, trabalhando o network, a integração entre a academia, o governo e empresas e proporcionar uma oportunidade de discussão de ideias para startups. É o início de um processo que visa a melhorar todo o nosso ecossistema para trazer desenvolvimento e inovação para a região".


Fábio Calderaro, coordenador-geral de Planejamento e Programação Orçamentária da Suframa e membro titular da Autarquia no Grupo de Gestão do CBA, disse que o Centro tem a incumbência - a partir das diretrizes propostas pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) - de atuar como "um centro de inteligência para fomentar a geração de negócios, fazer com que possamos utilizar esse enorme potencial da biodiversidade local para gerar bioeconomia, de forma a contribuir significativamente com o PIB da região". Calderaro ainda reiterou que a "participação do CBA em um evento como esse Workshop é importante para fazer com que o Centro faça parte desse hub de inovação e criação de negócios".


Programação

O evento contou com a apresentação da Finep, Idesam, Fundação Muraki, Softex, INDT e Peiex-AM, que trataram, respectivamente, de "Programas de Apoio a Fomento e Financiamento", "Programa Prioritário de Bioeconomia", "Programa Prioritário de Recursos Humanos", "Programa Prioritário de Empreendedorismo", "Programa Prioritário de Economia Digital" e "Programa de Apoio à Qualificação para Exportação".

registrado em: , ,