Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para workshop comemorativo ao Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação

Notícias

Inscrições abertas para workshop comemorativo ao Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação

O evento reunirá pesquisadores de renome nas áreas de micro e nanotecnologias e representantes de empresas, institutos de pesquisa e laboratórios governamentais.
por Diego Queiroz publicado: 30/04/2010 00h00 última modificação: 03/05/2016 14h48

Cientistas, empresários, professores, estudantes e demais interessados nas áreas de micro, nano e biotecnologia na região têm encontro marcado na Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) na próxima semana. Nos dias 5 e 6 de maio, a autarquia e o instituto alemão de pesquisa aplicada Fraunhofer ENAS, em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e o Ministério de Pesquisa e Educação da Alemanha, realizam workshop em comemoração ao Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O evento reunirá pesquisadores de renome nas áreas de micro e nanotecnologias e representantes de empresas, institutos de pesquisa e laboratórios governamentais com o objetivo de celebrar 40 anos de relacionamento bilateral em ciência e tecnologia e, mais especificamente, identificar soluções para problemáticas ambientais e biomédicas da Amazônia.

Os interessados em participar do seminário podem fazer suas inscrições gratuitamente e de forma antecipada no portal http://www.fraunhofer.org.br. Também serão aceitas inscrições presenciais no dia do evento.

Durante o workshop, além de palestras e rodadas de discussão, serão apresentadas dez propostas de pesquisa aplicada a serem desenvolvidas na Amazônia. Das dez, três serão selecionadas e receberão financiamentos de aproximadamente cinco milhões de euros da Comunidade Européia para execução de projetos com foco principalmente em ações de monitoramento ambiental e atendimento a doenças negligenciadas.

Segundo o Relações Institucionais para Assuntos Tecnológicos da SUFRAMA, Hernan Valenzuela, os projetos receberão suporte das ferramentas e soluções tecnológicas do instituto Fraunhofer ENAS e do instituto francês Leti Minatec. “Os projetos escolhidos deverão fomentar avanços à sociedade por meio das atividades de pesquisa aplicada e das parcerias tecnológicas entre os dois países. Por exemplo, poderemos ter avanços com relação a doenças tropicais, como a dengue, investindo em projetos com ferramentas que possibilitem a redução expressiva do tempo de diagnóstico”, apontou Valenzuela.

Ele destaca ainda que, agregando valor e importância ao evento, já está confirmada a presença de representantes da Casa Alemanha-Brasil de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Instituto Certi de Florianópolis, Centro de Tecnologia da Informação de Campinas (CTI), universidades locais e Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMT), além de delegados da comunidade européia.

Quatro décadas de cooperação
Lançado no país no último dia 12 de abril, o Ano Brasil-Alemanha está sendo organizado pelo Ministério das Relações Exteriores e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. A iniciativa tem o objetivo principal de despertar o interesse do setor produtivo e de serviços quanto às possibilidades mútuas de negócios e de inovação tecnológica e industrial em setores-chave da economia entre os dois países.

De abril de 2010 a março de 2011, deverão ser realizados, em diversas cidades brasileiras e alemãs, encontros e eventos com foco em diversas áreas estratégicas, tais como nano e biotecnologia, ciências biomédicas, tecnologia industrial, engenharia de produção, eletrônica, sustentabilidade, mudança climática e popularização da ciência.