Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para a Jornada de Seminários da Feira Internacional da Amazônia iniciam na próxima semana

Notícias

Inscrições para a Jornada de Seminários da Feira Internacional da Amazônia iniciam na próxima semana

O objetivo do evento é proporcionar a discussão em torno de questões estratégicas para o desenvolvimento regional, bem como difundir o conhecimento sobre a Amazônia e gerar subsídios para a orientação de políticas públicas. As inscrições são gratuitas.
publicado: 20/09/2011 00h00 última modificação: 06/04/2016 12h39

Iniciam no próximo dia 26 de setembro (segunda-feira) as inscrições para a VI Jornada de Seminários, um dos mais prestigiados eventos da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2011), que acontece de 26 a 29 de outubro, em Manaus (Amazonas). O objetivo é proporcionar a discussão em torno de questões estratégicas para o desenvolvimento regional, bem como difundir o conhecimento sobre a Amazônia e gerar subsídios para a orientação de políticas públicas. As inscrições são gratuitas.

Nesta edição, a Jornada de Seminários terá como foco questões envolvendo inovação, tecnologias e economias verdes capazes de contribuir para a socioeconomia da região Amazônica. “A Jornada de Seminários vem a cada ano direcionando as suas ações com o propósito da SUFRAMA em ampliar e aprofundar seu envolvimento com a agenda dos Estados de sua área de atuação (Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e os municípios de Macapá e Santana, no Amapá), além do envolvimento com instituições correlatas, em cumprimento ao seu papel de agência de desenvolvimento regional”, destaca Ana Maria Souza, coordenadora-geral de Estudos Econômicos e Empresariais da SUFRAMA, que está à frente da organização do evento.

A expectativa é que cerca de duas mil pessoas, entre empresários, técnicos dos setores público e privado, professores, pesquisadores e estudantes, participem da jornada. A programação compreende 14 seminários sobre os seguintes temas: Minapim 2011 – Technologies for a Better World (Tecnologias para um mundo melhor); Desafios para um Amazonas Sustentável: Economia mais verde, limpa e inclusiva; Instituto Natureza e Cultura de Benjamin Constant: Sustentabilidade e Inovação no Alto Solimões; Produção Orgânica: Organização produtiva versus Perspectiva de Negócios na Amazônia; Turismo: Fator de sustentabilidade em países-sede da Copa do Mundo de Futebol; Sistema de Contas Nacionais e Regionais; IV Encontro de Negócios da Aquicultura da Amazônia; Desenvolvimento da Indústria da Mineração e Petrolífera no Amazonas: Desafios e oportunidades; A Amazônia e suas fronteiras no contexto da integração regional e do comércio exterior; 16º Encontro da Anipes – Estatísticas públicas e o desenvolvimento sustentável; A cobertura jornalística internacional na Amazônia nas áreas de C&T e Meio Ambiente; Sistemas locais de inovação e sustentabilidade; Soluções energéticas sustentáveis para a Amazônia e Conferência WITS (água, inovação, tecnologia & sustentabilidade) 2011: “Rio + 20, Água&Sustentabilidade”.

A programação completa da Jornada de Seminários pode ser acessada no site oficial da FIAM 2011 (www.suframa.gov.br/fiam). No caso do seminário “Minapim 2011 – Technologies for a Better World” (Tecnologias para um mundo melhor), as inscrições já estão sendo feitas na página eletrônica do Minapim (www.suframa.gov.br/minapim).

Sobre a FIAM 2011
A FIAM é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Considerado o maior evento multissetorial da região, a edição 2011 da Feira Internacional da Amazônia, que terá como tema "Amazônia e você – o encontro é aqui", contará com diversas atividades destinadas a promover as potencialidades regionais, identificar oportunidades de negócios, atrair investimentos e gerar novos conhecimentos acerca da região.

No pavilhão central do Studio 5 Centro de Convenções, o público poderá conferir as últimas novidades em termos de produtos fabricados com alta tecnologia por empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Também haverá um espaço destinado à exposição institucional de Governos dos Estados que compõem a área de abrangência da autarquia (Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e os municípios de Macapá e Santana, no Amapá), e como convidados especiais os demais Estados da Amazônia Legal (Pará, Tocantins, Mato Grosso e Maranhão). Outra atração será a Rodada de Negócios, realizada em parceria com o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM), proporcionará encontros entre empresas demandantes e ofertantes de produtos e serviços. Também haverá a Rodada de Negócios de Turismo, promovida em parceria com a Convention Bureau do Amazonas.

Na programação do evento consta ainda o Pavilhão Amazônia, espaço destinado à exposição e comercialização de produtos de micro e pequenas empresas, associações e cooperativas de todos os Estados da região e o Salão de Negócios Criativos, que tem por finalidade viabilizar a transferência de capital para empreendimentos que aliem rentabilidade e impactos positivos ao desenvolvimento regional. Toda a programação da FIAM 2011 é gratuita.

 

registrado em: ,