Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para a Jornada de Seminários da FIAM 2011 encerram dia 18 de outubro

Notícias

Inscrições para a Jornada de Seminários da FIAM 2011 encerram dia 18 de outubro

As inscrições são gratuitas e estão sendo realizadas no endereço eletrônico www.suframa.gov.br/fiam.
publicado: 11/10/2011 00h00 última modificação: 04/04/2016 17h33

Até o dia 18 de outubro, podem ser feitas as inscrições para a sexta Jornada de Seminários da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2011). A expectativa é de que participem empresários, técnicos dos setores público e privado, pesquisadores e estudantes. As inscrições são gratuitas e estão sendo realizadas no endereço eletrônico www.suframa.gov.br/fiam.

A jornada compreende 14 seminários: “Minapim 2011 - Technologies for a Better World (Tecnologias para um mundo melhor)”; “Desafios para um Amazonas Sustentável: Economia mais verde, limpa e inclusiva”; “Instituto Natureza e Cultura de Benjamin Constant: Sustentabilidade e Inovação no Alto Solimões”; “Produção Orgânica: Organização produtiva versus Perspectiva de Negócios na Amazônia”; “Turismo: Fator de sustentabilidade em países-sede da Copa do Mundo de Futebol”; “Sistema de Contas Nacionais e Regionais”; “IV Encontro de Negócios da Aquicultura da Amazônia”; “Desenvolvimento da Indústria da Mineração e Petrolífera no Amazonas: Desafios e oportunidades”; “A Amazônia e suas fronteiras no contexto da integração regional e do comércio exterior”; “16º Encontro da Anipes - Estatísticas públicas e o desenvolvimento sustentável”; “A cobertura jornalística internacional na Amazônia nas áreas de C&T e Meio Ambiente”; “Sistemas locais de inovação e sustentabilidade”; “Soluções energéticas sustentáveis para a Amazônia” e “Conferência WITS (água, inovação, tecnologia & sustentabilidade) 2011: Rio + 20, Água&Sustentabilidade”.

Para a realização da Jornada, a SUFRAMA conta com parceiros técnico-acadêmicos, como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan/AM); Fundação Amazônia Sustentável (FAS); Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam); Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant /UFAM; Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam); Banco da Amazônia; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Associação Brasileira de Aquicultura (Abraq); Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror); Secretaria de Estado de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos do Governo do Amazonas (SEMGRH); Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes); Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas (SJPAM); Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect); Universidade Federal do Amazonas (Ufam); e Universidade do Novo México (UNM). A programação completa de cada seminário pode ser acessada no site oficial da FIAM 2011 (www.suframa.gov.br/fiam).

 

Serviço:

Seminário 01: Minapim 2011 – “Technologies for a better world” (Tecnologias para um mundo melhor)
Objetivo: Disseminação de Micro, Nano e Biotecnologias no estado da arte com aplicações industriais e soluções para a sociedade, sejam elas para medicina ou o meio ambiente.
Período: 26 a 28/10
Local: Auditorio Floriano Pacheco (sede da SUFRAMA)

Seminário 02: Desafios para um Amazonas Sustentável: Economia mais verde, limpa e inclusiva
Objetivo: Analisar as oportunidades e os desafios para a economia verde e debater o atual modelo de desenvolvimento da Amazônia, diante dos desafios das mudanças climáticas globais e das discussões rumo à Rio+20.
Período: 27/10
Local: Hotel Quality

Seminário 03: Instituto Natureza e Cultura de Benjamin Constant: Sustentabilidade e inovação no Alto Solimões
Objetivo: Divulgar e socializar ações desenvolvidas por intermédio de projetos de ensino, pesquisa e extensão na Mesorregião do Alto Solimões.
Período: 26/10
Local: Hotel Comfort (Salas Banawá e Juma)

Seminário 04: Produção Orgânica: Organização produtiva versus perspectiva de negócios na Amazônia
Objetivo: Oferecer conhecimentos e informações para fortalecer as relações comerciais e ensejar contribuições para o aperfeiçoamento dos processos produtivos e gerenciais da cadeia produtiva de orgânico na região Amazônica.
Período: 28/10
Local: Hotel Quality

Seminário 05: Turismo: Fator de sustentabilidade em países-sede da Copa do Mundo de Futebol
Objetivo: Apresentar e debater estratégias de integração, inovação e econômicas capazes de fomentar e impulsionar a demanda e oferta turística na Amazônia.
Período: 28/10
Local: Hotel Comfort (Salas Banawá, Juma e Deni)

Seminário 06: Sistema de Contas Nacionais e Regionais
Objetivo: Apresentar uma visão geral dos sistemas de contas nacionais e regionais do Brasil assim como o processo de governança das contas regionais.
Período: 26 e 27/10
Local: Hotel Comfort (Sala Deni)

Seminário 07: IV Encontro de Negócios da Aquicultura da Amazônia
Objetivo: Articular com todos os segmentos envolvidos na cadeia produtiva da aquicultura com o intuito de descobrir novos conhecimentos e novas tecnologias para a manutenção e o incremento da competitividade do agronegócio do pescado.
Período: 25 a 29/10
Local: Hotel Novotel


Seminário 08: Desenvolvimento da Indústria da Mineração e Petrolífera no Amazonas: Desafios e oportunidades
Objetivo: Discutir os cenários, o investimento do setor mineral no estado do Amazonas, bem como analisar as oportunidades de desenvolvimento da indústria de transformação mineral, da verticalização dos processos produtivos de base mineral.
Período: 27/09
Local: Studio 05 Centro de Convenções – Sala 04

Seminário 09: A Amazônia e suas fronteiras no contexto da integração regional e do comércio exterior
Objetivo: Oferecer para a comunidade local, empresários, profissionais e academia temas que fomentem o debate sobre o papel do comércio exterior no processo de inserção internacional da Amazônia na economia global.
Período: 27 e 28/10
Local: Studio 05 Centro de Convenções – Salas 02 e 03

Seminário 10: 16º Encontro da Anipes – Estatísticas públicas e o desenvolvimento sustentável
Objetivo: Além da discussão e fortalecimento das parcerias entre as instituições, o encontro tem por objetivo a exposição de estudos, pesquisas, e publicações das instituições filiadas, visando ao intercâmbio de informações.
Período: 26 e 28/10
Local: Hotel Holiday Inn

Seminário 11: A cobertura jornalística internacional na Amazônia nas áreas de CT&I e Meio Ambiente
Objetivo: Promover a troca de experiências entre os jornalistas que atuam em veículos locais e nacionais e correspondentes estrangeiros, visando ampliar a rede de relacionamentos e contribuir para aprimorar o trabalho jornalístico acerca da Amazônia, bem como ampliar os horizontes de atuação profissional na região.
Período: 28/10
Local: Studio 05 Centro de Convenções – Salas 05 e 06

Seminário 12: Sistemas locais de inovação e sustentabilidade
Objetivo: Potencializar, estimular e promover o desenvolvimento científico e tecnológico na Amazônia, de forma sustentável.
Período: 28/10
Local: Studio 05 Centro de Convenções – Sala 04

Seminário 13: Soluções energéticas sustentáveis para a Amazônia
Objetivo: Debater aspectos referentes às soluções energéticas sustentáveis e a postura do poder público diante da problemática socioambiental desse setor
Período: 26 a 28/10
Local: Senai

Seminário 14: Conferência Wits (Água, Inovação, Tecnologia&Sustentabilidade) 2011: “Rio + 20, Água&Sustentabilidade”
Objetivo: Abordar uma série de tópicos tais como estratégias corporativas de manejo hídrico sustentável; soluções hídricas inovadoras; águas de superfície e subterrâneas; serviços ambientais, entre outros tópicos.
Período: 27/10
Local: Local: Hotel Comfort (Salas Banawá e Juma)