Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para Fórum de Investidores da Feira Internacional da Amazônia encerram dia 30

Notícias

Inscrições para Fórum de Investidores da Feira Internacional da Amazônia encerram dia 30

Podem ser inscritos projetos inovadores e de interesse para o desenvolvimento sustentável de todos os Estados da Amazônia.
publicado: 28/09/2011 00h00 última modificação: 06/04/2016 12h06

Nesta sexta-feira (30), encerram as inscrições para a seleção do Salão de Negócios Criativos, uma das atrações da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2011). Os projetos escolhidos participarão do Fórum de Investidores, a grande novidade do Salão de Negócios Criativos deste ano. Podem ser inscritos projetos inovadores e de interesse para o desenvolvimento sustentável de todos os Estados da Amazônia.

Realizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) através do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) e a Coordenação-Geral de Desenvolvimento Regional (CGDER), o Salão apresenta uma programação diferenciada em relação às edições anteriores. O Fórum de Investidores é inédito e tem por finalidade oferecer a empreendedores a oportunidade ímpar de apresentar projetos a potenciais investidores e dessa maneira, abrir caminho para a viabilização de novos negócios. Durante o fórum, também serão realizadas palestras com o objetivo de apresentar as plataformas estratégicas de atuação dos investidores participantes. Em paralelo a esta programação, haverá a exposição de propostas de negócios aberta ao público.

Para viabilizar o processo de seleção de propostas para o Fórum de Investidores, foi lançado o edital do Programa de Apoio ao Salão de Negócios Criativos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que atua como parceira no evento. Podem concorrer propostas de empresas, institutos de pesquisa tecnológica e inventores/pesquisadores (pessoa física) de todos os Estados da Amazônia Legal (Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

As linhas de interesse preferenciais são produtos regionais (frutas, sementes, óleos essenciais, fibras e peixes); produção (bioindústria, biocosméticos, fitoterápicos, fitocosméticos, artefatos, móveis de madeira e biojoias); turismo e outros segmentos na área de biotecnologia, software, logística de transporte fluvial, energia, petróleo e gás, telecomunicações, mineração e eletrônica. No total, serão escolhidos 15 projetos. O resultado da seleção será divulgado no dia 14 de outubro.

Os documentos necessários para a inscrição estão descritos no edital do programa de Apoio ao Salão de Negócios Criativos disponível no endereço eletrônico http://www.fapeam.am.gov.br/edital.php?cod=178. A documentação deverá ser entregue ou encaminhada em envelope lacrado à Diretoria Técnico-Científica da Fapeam (modelo disponível no link Formulários do site institucional), aos cuidados do Departamento de Análise de Projetos, em duas vias impressas. A Fapeam está localizada à Travessa do Dera, s/nº, no bairro Flores, em Manaus (Amazonas).

A equipe técnica da Fapeam atuará nas fases de seleção e enquadramento das propostas apresentadas para verificar o cumprimento de todos os requisitos. Em uma etapa posterior, os planos de negócios serão avaliados por uma Comissão de Seleção Multi-institucional constituída por um representante das seguintes instituições: Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) por intermédio do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide) e da própria SUFRAMA. Os critérios de avaliação são adequação do projeto à política de desenvolvimento regional da SUFRAMA; potencial mercadológico do produto/serviço; e mérito e abrangência da proposta no contexto de CT&I, incluindo sua contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico.