Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para o Concurso à Carreira de Diplomata encerram no dia 13

Notícias

Inscrições para o Concurso à Carreira de Diplomata encerram no dia 13

No total, estão sendo oferecidas 108 vagas.
publicado: 04/12/2009 00h00 última modificação: 11/05/2016 15h34

Estão abertas até o dia 13 de dezembro as inscrições para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Os interessados podem se inscrever por meio do endereço eletrônico do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe), da Universidade de Brasília: http://www.cespe.unb.br/concursos/diplomacia2010).

No total, estão sendo oferecidas 108 vagas. Os aprovados podem ingressar no curso de formação e no mestrado em Diplomacia do Instituto Rio Branco (IRBr), no cargo de Terceiro-Secretário da Carreira de Diplomata. A remuneração inicial é de R$ 12.413,03. Os candidatos que ingressarem na Carreira de Diplomata irão trabalhar no Brasil e no exterior, além de ter direito ao benefício do seguro-saúde válido em qualquer parte do mundo.

O concurso será dividido em quatro fases. Na primeira, de caráter eliminatório, será aplicada prova objetiva, com questões de Português, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Política Internacional, Inglês, Noções de Economia e Noções de Direito e Direito Internacional Público. A segunda fase consistirá de prova de Português, de caráter eliminatório e classificatório. Na terceira fase, serão realizadas provas escritas de História do Brasil, de Geografia, de Política Internacional, de Inglês, de Noções de Economia e de Noções de Direito e Direito Internacional Público. Será exigida a nota mínima de 360 pontos.

As provas serão realizadas integral e simultaneamente em 18 capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).

Os requisitos para o concurso incluem: ser brasileiro nato, com idade mínima de dezoito anos; comprovar a conclusão de curso superior; estar em dia com as obrigações eleitorais e no gozo dos direitos políticos e no caso de candidatos do sexo masculino, estar em dia com as obrigações do Serviço Militar. O edital de abertura do concurso, que inclui o cronograma e os programas das provas, está disponível no endereço eletrônico do Cespe.

 

registrado em: ,