Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para o Encontro de Agentes de Comércio Exterior da FIAM 2011 superam expectativa

Notícias

Inscrições para o Encontro de Agentes de Comércio Exterior da FIAM 2011 superam expectativa

Mais de 130 pessoas se inscreveram para participar do 2º Encontro de Agentes de Comércio Exterior da Amazônia Legal, que acontece no dia 28 de outubro, em Manaus.
publicado: 05/10/2011 00h00 última modificação: 04/04/2016 17h40

Mais de 130 pessoas se inscreveram para participar do 2º Encontro de Agentes de Comércio Exterior da Amazônia Legal (Enagex), que acontece no dia 28 de outubro, em Manaus, como parte da programação da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2011). O objetivo do evento é fomentar a cultura exportadora no ambiente das micro e pequenas regionais. A realização é da Rede Nacional de Agentes de Comércio Exterior (RedeAgentes), com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O número de inscritos para o Enagex foi superior à expectativa inicial dos organizadores. A primeira edição do evento, realizada em 2009, ficou restrita aos membros da RedeAgentes da Amazônia Legal. Desta vez, resolveu-se ampliar o público-alvo a fim de multiplicar o conhecimento da sociedade em torno de ações desenvolvidas quanto à cultura exportadora no País. “A intenção foi despertar o interesse para que outros interessados se envolvam nesse trabalho que tem como principal desafio internacionalizar as pequenas e médias empresas”, frisa Sandra Almeida, uma das responsáveis pela organização.

A coordenadora ressalta ainda o grande número de inscrições de pessoas de outros Estados, entre os quais, Rondônia, Roraima, Tocantins, Pará, Maranhão, São Paulo e inclusive, um representante da África do Sul. “A atualidade da temática a ser abordada atraiu o interesse das pessoas”, comenta Sandra Almeida.
Serão realizadas durante o evento as palestras sobre o “Plano Nacional da Cultura Exportadora”, a ser proferida pela coordenadora-geral de Desenvolvimento de Programas de Apoio às Exportações, da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC (DEPLA/SECEX/MDIC), Cândida Cervieri; “Arranjos produtivos locais como plataforma de exportação para os pequenos negócios na Amazônia” pelo diretor técnico do Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas, do Maranhão, José Ribamar Morais; e “Ações desenvolvidas pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) no desenvolvimento da cultura exportadora das micro e pequenas empresas do país”, que terá à frente Tatiana Porto, da CNI.

Para encerrar a programação, serão ministradas as palestras sobre “Ferramentas de apoio ao exportador: nova versão do Radar Comercial e do Alice Web” e “SISPROM – Ferramenta de Desoneração Fiscal de Promoção de Produtos e Serviços Brasileiros no Exterior” pelos representantes da DEPLA/SECES/MDIC e do Departamento de Normas e Competitividade no Comércio Exterior, da SECEX (DENOC/SECEX/MDIC), Miguel Marques da Silva e Luiz Roberto Nejm respectivamente.

A Redeagentes foi criada em 2000, diante da constatação do governo sobre a necessidade de preparar micro e pequenas empresas brasileiras para a inserção no mercado internacional. O projeto é parte integrante do Plano Brasil Maior, através do Plano Nacional da Cultura Exportadora, sob a responsabilidade do Departamento de Planejamento da Secretaria de Comércio Exterior (Secex/MDIC).

Além de prover assessoramento técnico gratuito ao micro, pequeno e médio empresário que deseja exportar, a Rede promove capacitação gratuita em exportação para empresários e treina novos agentes de comércio exterior para orientação a empresas interessadas em exportar. Os agentes capacitados integram uma rede baseada na Internet, que pode ser consultada no site www.redeagentes.gov.br, bastando apenas clicar no respectivo estado para que a relação dos agentes locais seja apresentada. O empresário pode contatar o agente via Internet, telefone ou pessoalmente, conforme a sua preferência e disponibilidade.

No Estado do Amazonas, a Redeagentes é formada por profissionais da SUFRAMA, Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Centro Internacional de Negócios da Fieam (CIN), Correios, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) e Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), entre outros.

registrado em: ,