Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Instituições buscam parceria para fortalecer cooperativismo no Amazonas

Notícias

Instituições buscam parceria para fortalecer cooperativismo no Amazonas

SUFRAMA, o SEBRAE-AM, o Sescoop e a Legacoop estão entre as instituições envolvidas na iniciativa.
publicado: 29/10/2009 00h00 última modificação: 11/05/2016 17h40

Em mais uma etapa do projeto de fortalecimento do cooperativismo do Amazonas, a Superintendência da Zona Franca de Manaus participou, de 19 a 26, de outubro do congresso da Liga de Cooperativas da Região Toscana, na Itália, o X Congresso da Legacoop. A coordenadora-geral de Desenvolvimento Regional da autarquia, Eliany Gomes, foi convidada pela Legacoop, juntamente com o diretor do Departamento de Planejamento do SEBRAE-AM,Vicente Schettini, e o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Amazonas (Sescoop-AM), Petrúcio Magalhães Junior, para conhecer algumas cooperativas daquela região.

A SUFRAMA, o SEBRAE-AM, o Sescoop e a Legacoop estão articulando a formalização de um acordo de cooperação para o fortalecimento do cooperativismo no Estado do Amazonas, que contemplará ações de intercâmbio, gestão de cooperativas e de negócios e estreitamento de relações comerciais entre as cooperativas amazonenses e italianas.

Arranjos produtivos
Em outra ações de desenvolvimento da produção local, a a coordenadora-geral de Desenvolvimento Regional da SUFRAMA, Eliany Gomes, participou até esta quinta-feira, 29, da 4ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APLs), em Brasília, com o tema: “APL- Inovação, Desenvolvimento e Sustentabilidade – Novas Formas de Olhar o Espaço Produtivo”. Durante o evento, Eliany Gomes ministrou a palestra com o tema “Ações da SUFRAMA no Apoio aos APLs dos Estados da Amazônia Ocidental” e teve reunião com os Núcleos Estaduais dos Estados da Área de Atuação da SUFRAMA. A SUFRAMA é membro do Grupo Técnico de Arranjos Produtivos Locais, Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), composto de 33 Instituições (Federais, de Crédito, Confederação nacional da Indústria e Sistema S). O evento contou com apresentação de projetos e casos de sucesso dos Núcleos Estaduais de Apoio a APLs; paineis com o tema: “Aglomerados Produtivos: Análise da Experiência Nacional e Internacional” e “Arranjos Produtivos Locais: Estratégias para o Futuro”, além de apresentações das ações das instituições do GTP-APL e diversas mesas redondas e setoriais sobre APLs.

 

registrado em: ,