Você está aqui: Página Inicial > Notícias > JICA inicia estudo de gestão de resíduos no PIM

Notícias

JICA inicia estudo de gestão de resíduos no PIM

Formada por nove consultores, a equipe participou de reunião com o objetivo de apresentar a instituições parceiras e integrantes do Subcomitê Técnico-Consultivo o relatório inicial com propostas de ações para execução das atividades.
publicado: 03/03/2009 00h00 última modificação: 04/07/2016 16h00

Equipe de especialistas em Gestão de Resíduos Industriais da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) encontra-se em Manaus para iniciar os trabalhos relativos ao “Estudo para o Desenvolvimento de uma Solução Integrada da Gestão de Resíduos Industriais no Pólo Industrial de Manaus (PIM)”. Formada por nove consultores, a equipe participou na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) de reunião com o objetivo de apresentar a instituições parceiras e integrantes do Subcomitê Técnico-Consultivo o relatório inicial com propostas de ações para execução das atividades.

Resultado de acordo de cooperação técnica internacional firmado em novembro do ano passado entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), SUFRAMA e Jica, o estudo tem como objetivo revisar as condições atuais de gestão de resíduos industriais no PIM e formular um Plano Diretor, com duração de cinco anos (2011-2015), contendo esboço de diretrizes para a melhoria do processo de gestão de resíduos industriais no parque fabril de Manaus.

O estudo terá a duração de 18 meses e conta com a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) e Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira do Amazonas. Integram o Subcomitê Técnico-Consultivo o Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Semma) e Unidade de Gestão do Programa Igarapé (UGPI).