Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Livro reúne propostas voltadas à sustentabilidade da Amazônia

Notícias

Livro reúne propostas voltadas à sustentabilidade da Amazônia

Publicação é fruto dos resultados dos debates ocorridos durante seminário da FIAM.
publicado: 15/09/2008 00h00 última modificação: 19/07/2016 10h51

Com a participação de mais de 300 pessoas, os resultados dos debates ocorridos durante o seminário “Instrumentos econômicos para a proteção da Amazônia”, da Jornada de Seminários da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2008), foram publicados no livro “Alternativas para proteger a Amazônia”, lançado nesta sexta-feira (dia 12).

De acordo com o organizador do livro e coordenador do Programa de Potenciais Impactos e Riscos Ambientais da Indústria do Petróleo e Gás no Amazonas (Piatam), Alexandre Rivas, o conteúdo da publicação é resultado das compreensões expostas durante o seminário de pessoas que atuam na Amazônia e trabalham para que o desenvolvimento econômico da região se dê de forma sustentável. Também foram organizadores do livro os pesquisadores do Piatam Carlos Freitas e Renata Mourão.

“O conteúdo do livro possui metodologias, modelos já usados, ferramentas e formas de utilização dos recursos naturais, como a água, concessão de floresta, crédito de carbono, entre outros. Saímos deste debate, desta Feira, com uma grande responsabilidade: a de encaminhar uma moderna pauta de sugestão de uso sustentável da Amazônia”, ressaltou Alexandre Rivas.

Ele explicou que, como o livro foi elaborado a partir dos debates e organizado durante o seminário para ser lançado na própria FIAM 2008, não houve excessos de critérios técnicos no mesmo. “Mas é evidente que tivemos todo o cuidado, até porque se trata de um conteúdo técnico-científico”, pondera o pesquisador.

Também participaram e contribuíram com o seminário empresas como Nokia, Natura e Boticário. “Elas apresentaram o que já fazem e também estabeleceram um contato para melhoria desses processos. Então, efetivamente, já temos a participação de particulares; falta agora aprofundar o conteúdo e executá-lo, além de receber o apoio público, como Semma e Ipaam”, disse.

Os interessados em ter acesso ao livro “Alternativas para proteger a Amazônia”, com 160 páginas, devem entrar em contato com a coordenação do Piatam, pelo e-mail piatam@piatam.org.br.

Sobre o Piatam
O Piatam é um projeto de pesquisa socioambiental criado para monitorar as atividades de produção e transporte de petróleo e gás natural oriundos da província petrolífera de Urucu, no interior do Amazonas, a maior em terra do País, localizada em plena Floresta Amazônica. Reunindo mais de cem pesquisadores, o Piatam promove coleta de dados e amostras sobre os ecossistemas e as populações humanas nesta área com a finalidade de avaliar e apontar compensações ambientais.

Todas as informações geradas são armazenadas em um banco de dados integrado ao Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) e geram produtos para gestão ambiental, tais como mapas de sensibilidade a derramamentos de óleo. Paralelamente, as pesquisas produzidas pelo Piatam vêm aprofundando o conhecimento científico sobre a região.