Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Macapá sedia seminário para discutir Áreas de Livre Comércio

Notícias

Macapá sedia seminário para discutir Áreas de Livre Comércio

O objetivo do evento é apresentar as principais diretrizes do planejamento estratégico revisado e atualizado da SUFRAMA, enfatizando, sobretudo, as discussões sobre o projeto piloto de fortalecimento das ALCs.
por Diego Queiroz publicado: 08/07/2009 00h00 última modificação: 09/06/2016 18h25

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) promove nesta quinta-feira (9), a partir das 9h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amapá (Fieap), o seminário “Discussão para Potencialização das Áreas de Livre Comércio (ALCs) dos Estados da Amazônia Ocidental e do Estado do Amapá”. O objetivo do evento é apresentar as principais diretrizes do planejamento estratégico revisado e atualizado da SUFRAMA, enfatizando, sobretudo, as discussões sobre o projeto piloto de fortalecimento das ALCs. Participarão do encontro técnicos da SUFRAMA, representantes das classes empresarial, comercial e acadêmica do Estado do Amapá, agentes do poder público e associações da sociedade civil organizada.

Segundo a coordenadora do Subcomitê de Gestão Estratégica da SUFRAMA, Ana Virgínia Lemos de Aguiar, a realização do seminário contempla a possibilidade de sistematizar, articular e executar as atividades da SUFRAMA em cada Área de Livre Comércio, buscando o reposicionamento estratégico da autarquia em relação ao desenvolvimento integrado de sua área de atuação. “Durante o evento, formaremos um grupo-tarefa com participantes de diversas instituições locais que terá o objetivo de identificar as principais demandas no Estado do Amapá que poderão receber investimentos da SUFRAMA”, afirma Ana Virgínia.

Esse será o penúltimo da série de quatro seminários que a SUFRAMA planeja realizar, até o final do mês de julho, nas Áreas de Livre Comércio dos Estados de sua área de atuação (Acre, Rondônia, Roraima e municípios de Macapá e Santana, no Estado do Amapá). O ciclo de seminários é resultado dos trabalhos de atualização e revisão do planejamento estratégico da SUFRAMA, que apontaram como uma das frentes críticas de ação o projeto piloto de fortalecimento das ALCs.

Concluída em 2008, a revisão do plano estratégico da SUFRAMA contou de forma inédita com amplo processo de consulta a governos estaduais e representações da sociedade organizada, com a finalidade de elaborar ações alinhadas com as demandas da região. Intitulado projeto Arara – por representar as letras iniciais dos Estados que compõem a área de atuação da autarquia –, o trabalho foi conduzido por técnicos da SUFRAMA em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).