Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mais de 450 pessoas participaram do lançamento da FIAM 2008 em São Paulo

Notícias

Mais de 450 pessoas participaram do lançamento da FIAM 2008 em São Paulo

Evento foi lançado durante a reunião de diretoria da Federação das Indústrias de São Paulo.
publicado: 27/05/2008 00h00 última modificação: 22/07/2016 11h05

A Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2008) foi lançada durante a reunião de diretoria da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), no último dia 26, com a participação do presidente da entidade, Paulo Skaf, do ministro Guido Mantega, que estava presente para realizar uma palestra sobre o atual cenário econômico brasileiro, e do presidente da Federação da Indústria do Estado do Amazonas, Antonio Carlos Silva.

A superintendente da SUFRAMA, Flávia Grosso, apresentou os atrativos da FIAM 2008 para uma platéia formada por aproximadamente 500 pessoas, entre empresários convidados, diretores da Fiesp, presidentes e delegados de sindicatos e das diretorias e conselhos do Centro da Indústria de São Paulo (Ciesp), que integram o sistema Fiesp. A ausência do governador do Amazonas, Eduardo Braga, por motivo de pane no avião que o levaria de Manaus a São Paulo, foi registrada por Skaf na abertura do evento.

O presidente da Fiesp confirmou presença na FIAM 2008 e disse que é positiva a integração econômica entre os estados brasileiros. Ele ressaltou a importância de se divulgar e conhecer as potencialidades regionais e salientou que “todos devem trabalhar juntos em favor do desenvolvimento da Amazônia, de forma sustentável”. Skaf fez questão de ressaltar que mantém um bom relacionamento com o governador Eduardo Braga e com o presidente da FIEAM, Antonio Silva, afirmando que a Fiesp “está de portas abertas para divulgar o potencial dos demais estados brasileiros, especialmente do Amazonas”.

O diretor da Moto Honda, Paulo Takeushi, participou do lançamento da FIAM 2008 em São Paulo. Para ele, a Feira Internacional da Amazônia é uma ferramenta eficaz para dar visibilidade nacional e internacional ao modelo Zona Franca de Manaus. Ele anunciou que mais uma vez a Moto Honda participará do evento, trazendo muitas novidades especialmente no que se refere aos avanços tecnológicos nas linhas de produção.

Jaime Matsui, diretor da Yamaha, também confirmou participação da empresa do setor de duas rodas como expositora na FIAM 2008, e destacou que o evento contribui para o fortalecimento do modelo ZFM, contribuindo para mais geração de emprego e renda na região.

Negócios sustentáveis
O empresário e consultor em desenvolvimento de negócios Rubens Pimentel disse que pela primeira vez irá participar da FIAM 2008, em Manaus. Proprietário da empresa de consultoria BRO – Business Relationship Office, e da distribuidora Couro de Peixe, ele atua na área de projetos sustentáveis voltados para o aproveitamento de toda a cadeia produtiva do pescado. “O potencial econômico do pescado é muito grande, considerando que atualmente só a carne é comercializada, o que representa apenas 30% do peixe. Os 70% restantes se constituem em espinhas e pele, matéria-prima que pode ser aproveitada de diversas formas”, destaca. Atualmente, ele acompanha vários projetos na região amazônica envolvendo toda a cadeia produtiva e revende o couro beneficiado em São Paulo. Sua clientela é formada por estilistas, decoradores, arquitetos e designers. Seu novo projeto é industrializar a farinha de peixe, regionalmente conhecida como ‘piracuí’.

Sobre a FIAM 2008
A Feira Internacional da Amazônia é um evento promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, por intermédio da SUFRAMA, e reconhecida como a maior vitrine de negócios da região.