Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Manaus inicia produção de set-top box para TV digital

Notícias

Manaus inicia produção de set-top box para TV digital

Empresas estão prontas a produzir na ZFM e abastecer o mercado brasileiro.
publicado: 11/02/2008 00h00 última modificação: 26/07/2016 10h28

Dentro de 10 dias a empresa Proview dará início, em Manaus, à produção em escala do receptor-decodificador de sinal de TV para o sistema digital de alta definição, ao preço de R$ 200,00 (valor FOB). A informação foi dada pelo presidente da empresa, Tsen Ling Yun, durante coletiva concedida à imprensa na sede do governo do Estado do Amazonas, convocada pelo governador Eduardo Braga, e que contou com a presença da superintendente da Zona Franca de Manaus, Flávia Grosso, e do presidente do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Maurício Loureiro.

Yun afirmou que só a Proview tem capacidade de produzir 100 mil unidades/mês, e que a empresa investiu cerca de US 3 milhões nos últimos três anos para desenvolver o produto e se preparar para iniciar a produção. “Agora devemos investir mais US 1,5 milhão para a produção em larga escala”. Ele destacou ainda que a empresa utilizou-se do know-how local, por meio de parcerias com instituições de ensino e pesquisa, para desenvolver um aparelho com tecnologia avançada, preço competitivo, e com um importante diferencial acoplado ao aparelho: o Ginga – software que permite a interatividade entre o usuário e as transmissoras de televisão. A empresa contou com a parceria de instituições de ensino e pesquisa locais de iniciativa privada, como a UniNilton Lins e ULBRA, que por sua vez têm convênios com a Unicamp, USP, e Universidade Federal da Paraíba, e ainda as públicas UFAM e UEA.

Segundo o empresário, há dois meses a Proview está em negociações com as grandes redes nacionais de varejo, e há sinalização de que o preço final ao consumidor deve ficar em R$ 299,00. O lançamento das vendas em São Paulo, onde já ocorre a transmissão digital, está prevista para março.

Produção em alta
O governador Eduardo Braga lembrou que há tempos vem trabalhando, junto com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), para garantir à ZFM a exclusividade de incentivos para a produção do set-top box, e que o lançamento da Proview do primeiro set-top box já voltado para o sistema brasileiro de TV digital, justifica esse empenho. Braga chamou atenção para o momento positivo por que vem passando o estado do Amazonas, que em janeiro teve aumento de 15,2% de crescimento industrial, segundo o IBGE. “Esse dado é significativo, especialmente porque o crescimento é sobre a base de 2006, que já foi um ano forte”, salientou.

A superintendente da SUFRAMA, Flávia Grosso, fez questão de ressaltar que o set-top box não é uma comoditie, mas um produto que tem que ser desenvolvido, e que “as empresas incentivadas do Pólo Industrial de Manaus têm comprovado que têm tecnologia para isso, o que estimula a SUFRAMA a investir cada vez mais em qualificação de recursos humanos e formação de capital intelectual na região”.

Para o presidente do Cieam, Maurício Loureiro, as perspectivas do PIM para 2008 são muito boas, com estimativa de crescimento de 10 a 12% em relação ao ano passado. A respeito da produção de set-top box, ele considera que a iniciativa da Proview mostra que as empresas do setor instaladas na Zona Franca de Manaus estão aptas a produzir o set-top box e atender à demanda do mercado nacional. “Esperamos agora que o governo amplie a transmissão do sinal digital o mais rápido possível para os demais estados da Nação, para que brevemente todos os brasileiros tenham acesso à nova tecnologia”.

 

registrado em: , , ,