Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MDIC promove 4ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais

Notícias

MDIC promove 4ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais

Interessados podem se inscrever gratuitamente para evento que será realizado em Brasília, de 27 e 29 de outubro.
publicado: 01/09/2009 00h00 última modificação: 24/05/2016 16h10

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) realiza, entre os dias 27 e 29 de outubro, em Brasília (DF), a 4ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais (APLs). O tema desta edição será “APLs: Inovação, Desenvolvimento e Sustentabilidade – novas formas de olhar o espaço produtivo”.

Os interessados em participar podem ser inscrever, gratuitamente, pelo endereço eletrônico www.mdic.gov.br/conferencia-apl. Segundo os organizadores, a expectativa é reunir de 500 a 600 participantes por dia. A conferência será realizada no Centro de Eventos da Conferência Nacional dos Trabalhadores no Comércio - SGAS 912, Asa Sul, das 8h30 às 18h.

O encontro é voltado para empresários, autoridades públicas, gestores técnicos governamentais, agentes financeiros, parceiros dos Núcleos Estaduais de APLs, formuladores de políticas públicas, acadêmicos e parlamentares. O objetivo do evento é aprimorar as políticas públicas e estimular o desenvolvimento local, promovendo a troca de informações e de experiências no desenvolvimento das empresas e empreendedores organizados em APLs de todo território nacional. Entre os temas a serem debatidos destacam-se ações de formação e capacitação, facilitação de acesso à inovação tecnológica, a serviços de crédito e financiamento e inserção no mercado.

Parcerias
A 4ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais é promovida pelo MDIC, com apoio dos Ministérios de Ciência e Tecnologia; Minas e Energia; Integração Nacional; Meio Ambiente e do Turismo, além da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e da Confederação Brasileira de Convention&Visitors Bureaux.

O evento também tem patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Banco do Brasil; Banco da Amazônia; Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais (GTPAPL); Caixa Econômica Federal; Bradesco; Banco do Nordeste e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Além dessas entidades, participarão da conferência a Agência Brasileira de Apoio às Exportações e Investimentos (Apex-Brasil); Confederação Nacional da Indústria (CNI); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Instituto Euvaldo Lodi (IEL); Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro); Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Momento Brasil Competitivo (MBC); e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

 

Assessoria de Comunicação Social do MDIC
(61) 2109.7190 e 2109.7198
Aline Cruz Moura
aline.moura@mdic.gov.br