Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Microempresas da região em exposição na Biofach 2009

Notícias

Microempresas da região em exposição na Biofach 2009

Considerada a maior feira de negócios do setor orgânico internacional, o evento acontece de 19 a 22 de fevereiro, na cidade de Nuremberg (Alemanha).
publicado: 17/02/2009 00h00 última modificação: 04/07/2016 16h59

Produtos derivados do açaí e do guaraná são algumas das atrações que estarão à mostra no estande da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) durante a Biofach 2009. Considerada a maior feira de negócios do setor orgânico internacional, o evento acontece de 19 a 22 de fevereiro, na cidade de Nuremberg (Alemanha).

Este é o sexto ano consecutivo que a SUFRAMA participa da Biofach. Nesta edição, além da exposição institucional voltada à divulgação do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e de sua importância para o desenvolvimento sustentável da região, a autarquia disponibilizará espaço em seu estande para a exposição de produtos das empresas Agrorisa Produtos Alimentícios Naturais Ltda, sediada em Manaus, e Humânita Química e Farmacêutica S.A, situada no município de Codajás, distante 270 quilômetros da capital amazonense.

A Humânita fará a sua estréia em eventos internacionais e mostrará em primeira mão a pasta concentrada de açaí, que pode servir de insumo para fabricação de sorvetes, picolés, doces e inclusive cosméticos, além da versão em pó da fruta. “Pretendemos apresentar ao mundo o alto nível de qualidade dos produtos oriundos da floresta amazônica”, frisa o proprietário da empresa, Luiz Arthur Cury.

De acordo com Cury, o grande mercado consumidor de polpa de açaí e seus derivados está no exterior, por isso da importância de participar da Biofach. Para este ano, o empresário prevê uma produção de mais de 700 toneladas de polpa de fruta e afirma que a Humânita está pronta para atender tanto o mercado nacional quanto o internacional graças à parceria firmada recentemente com a Cooperativa Mista de Produtores de Açaí e Frutas Regionais de Codajás, que conta atualmente com mais de 80 produtores, os quais vivem da extração artesanal e sustentável da fruta, principal atividade econômica do município. A empresa passou a atuar no gerenciamento do empreendimento, incentivo ao desenvolvimento de novas tecnologias e adoção de boas práticas de produção.

Outra empresa que participará da edição 2009 da Biofach é a Agrorisa que, desde sua criação em 1994, contabiliza presença em diversos eventos desse ramo, entre os quais a própria Biofach (Alemanha), Foodex (Japão), Sial Paris (França) e Expocomer (Panamá), todos com o apoio da SUFRAMA. Segundo o seu proprietário, Rivaldo Araújo, na lista de produtos a serem apresentados pela empresa na versão 2009 da Biofach, estão algumas novidades como extratos de camu-camu, urucum e crajiru, os tradicionais guaraná em pó, xarope, extrato e sachê de guaraná, óleos comestíveis e de uso cosmético (copaíba e andiroba) e ainda ervas medicinais, como mirantan, muiraruira, unha de gato e uxi amarelo.

Durante o evento, a empresa fará a demonstração da produção do guaraná em bastão, feito a partir da ralagem da fruta na língua de pirarucu e posterior processo de defumação, sendo reconhecidamente a maneira mais tradicional e eficaz de conservação do guaraná. Araújo destaca a contribuição da SUFRAMA para o sucesso de seu empreendimento e ressalta que “a participação no evento será importante para a conquista de novos mercados”.

Resultados
Desde a estréia da SUFRAMA na Biofach, a autarquia já apoiou a participação no evento por meio da concessão de espaço em seu estande de cerca de 20 empresas de produtos regionais em parceria com o Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) e Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS).

Conforme avaliação do coordenador do Núcleo de Promoção Comercial da autarquia, Jorge Vasques, a Biofach tem se constituído em um importante instrumento de inserção internacional de produtos da região, sobretudo porque tem permitido aos empresários a oportunidade de ampliação dos negócios.

A coordenadora-geral de Desenvolvimento Regional, Eliany Gomes, ressalta que a participação da SUFRAMA em eventos dessa natureza tem contribuído para dar maior visibilidade às ações de promoção do desenvolvimento sustentável da autarquia em sua área de abrangência (Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima e os municípios de Macapá e Santana, no Amapá) e de apoio a micro e pequenas empresas. Outro aspecto importante, segundo Eliany Gomes, é que a SUFRAMA vem se tornando fonte de informação sobre a região, uma vez que a grande procura de pessoas interessadas em saber sobre a Amazônia tem sido uma constante nos estandes.

registrado em: , ,