Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro do Trabalho dá apoio público à Zona Franca de Manaus

Notícias

Ministro do Trabalho dá apoio público à Zona Franca de Manaus

Posicionamento foi dado durante visita oficial do ministro à capital amazonense.
por Layana Rios publicado: 24/05/2013 19h42 última modificação: 01/03/2016 16h07

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, esteve na capital amazonense nesta sexta-feira (24), onde visitou empresas do Polo Industrial de Manaus e reuniu-se com o superintendente da SUFRAMA, Thomaz Nogueira, a quem garantiu apoio do Ministério ao pleito da Zona Franca de Manaus, de manter seu diferencial competitivo na alíquota interestadual de ICMS, assunto que está em discussão no Congresso Nacional.

Durante entrevista coletiva no auditório da SUFRAMA, Dias disse que quer estar “nessa luta em favor da SUFRAMA e do Polo Industrial de Manaus” e ressaltou a importância do modelo ZFM para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. “Entendemos que o Polo Industrial de Manaus é importante para todo o Brasil, na medida em que propiciou o desenvolvimento e preservou a Amazônia, de forma a ocupá-la de maneira sustentável”, disse o ministro. Dias reforçou ainda o apoio do governo federal ao modelo e, enquanto secretário geral nacional do Partido Democrático Trabalhista, informou que a bancada do PDT também é parceira na defesa da ZFM.

Visitas
Durante sua visita a Manaus, o ministro conheceu as duas maiores fábricas do PIM, em termos de geração de emprego e faturamento: Honda e Samsung. “Foi surpreendente pra mim. Na medida em que você presencia a dinâmica das empresas, você vê a importância delas ao trazer e transferir novas tecnologias para região, o que enriquece o nosso país e fortalece a nossa indústria”, afirmou. Manoel Dias destacou a qualidade do ambiente de trabalho nas empresas visitadas e o ganho real dos salários no PIM nos últimos anos.

Para o superintendente Thomaz Nogueira, o apoio do ministro à Zona Franca é extremamente positivo. “É muito importante para nós receber um dirigente, líder de um grande partido nacional e que, de forma pública, dá seu apoio ao modelo”, observou.

Na agenda do ministro em Manaus também estava prevista a participação no evento “Industrial do Ano 2013”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) na noite de sexta e, no sábado, a abertura da 24ª Conferência Nacional da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), no Hotel Tropical, como representante da presidente Dilma Rousseff - em viagem oficial na Etiópia.