Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministros debatem região com SUFRAMA, Estado, empresários e comunidade científica

Notícias

Ministros debatem região com SUFRAMA, Estado, empresários e comunidade científica

Discussão levará em conta as potencialidades do Amazonas e desafios enfrentados pelo Estado e suas instituições na busca pelo desenvolvimento sustentável.
publicado: 16/01/2008 00h00 última modificação: 26/07/2016 11h16

O ministro-chefe da Secretaria de Planejamento de Longo Prazo da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, e o ministro da Cultura, Gilberto Gil, estarão nesta quinta e sexta-feira, dias 17 e 18, debatendo com lideranças locais as potencialidades do Amazonas e desafios enfrentados pelo Estado e suas instituições na busca pelo desenvolvimento sustentável.

As reuniões em Manaus, com o governador do Amazonas, Eduardo Braga, secretários estaduais de Desenvolvimento Sustentável e de Ciência e Tecnologia, além de representantes das principais instituições de ensino e pesquisa da região, como Inpa, Fiocruz, Embrapa, Ufam e Fucapi, fazem parte de um roteiro de viagens da comitiva federal pela região e que começou nesta semana pelo Pará. Elas têm por objetivo levantar informações que subsidiarão os planos de ação do Governo Federal que farão parte do plano de desenvolvimento que está sendo coordenado pelo ministro Mangabeira.

Agenda

Reuniões no CBA e SUFRAMA
Nesta quinta-feira, das 9h às 12h, a comitiva federal se reunirá com o governador Eduardo Braga, secretários estaduais e a comunidade científica local no Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). Das 12h30 às 14h, os ministérios e demais técnicos almoçarão com empresários na fábrica da Moto Honda. À tarde, a reunião será com representantes de entidades de classe como Cieam, Fieam, Aficam, ACA, Fecomércio, Federação da Agricultura, Câmara Nipo-Brasileira, executivos de algumas das principais fabricantes do pólo industrial de Manaus, a direção da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), a comunidade científica e o Governo do Amazonas na sede da SUFRAMA, no Distrito Industrial.

Visita a Fucapi e Mamirauá
Na seqüência, das 16h30 às 17h30, os ministros seguem para a Fucapi, onde está programada para acontecer reunião com micro e pequenos empresários. No dia seguinte, Mangabeira Unger e comitiva se deslocam até a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (SDS) Mamirauá. Na oportunidade, visitam institutos de pesquisa sediados na reserva.

Além dos ministros Mangabeira Unger, Marina Silva e Gilberto Gil, completam o grupo presidentes, secretários executivos ou equivalentes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Fiocruz, Agência Nacional de Águas (ANA), CNBB, Embrapa, Exército, parlamentares (coordenadora da bancada do Amazonas no Congresso Nacional, deputada federal Vanessa Grazziotin, e o senador amazonense João Pedro) e demais especialistas coordenados pela geógrafa Bertha Becker.

Obs.: A princípio, as reuniões foram programadas para serem restritas aos participantes e entrevistas poderão ocorrer após o encerramento de cada encontro.