Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Missão da SUFRAMA à Itália viabiliza intercâmbio entre Região de Toscana e Amazônia Brasileira

Notícias

Missão da SUFRAMA à Itália viabiliza intercâmbio entre Região de Toscana e Amazônia Brasileira

A assinatura de um memorando de entendimento marcam um momento histórico na relação bilateral.
publicado: 30/04/2010 00h00 última modificação: 03/05/2016 14h46

A assinatura do memorando de entendimento, na Cooperativa de Arqueologia de Firenze (Florença, à oeste da Itália) nesta sexta-feira, 30, entre a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/AM) e LEGACOOP Nacional, República da Itália, com apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e SEBRAE/AM, referente ao intercâmbio de experiências, conhecimentos e a promoção das relações comerciais entre as cooperativas do Amazonas e as cooperativas da Itália, marcam um momento histórico na relação bilateral.

O vice-presidente da LEGACOOP Nacional, Giorgio Bertinelli, considerou este protocolo um dos mais inovadores dos que já participou, pois tem como principal objetivo formar principalmente jovens e líderes que irão gerir as cooperativas amazonenses. Bertinelli ressaltou a agilidade institucional da SUFRAMA, SEBRAE/AM e OCB/AM, que em pouco tempo apresentaram uma proposta, resultando na concretização do termo de cooperação.

Segundo o Presidente da OCB/AM, Petrúcio Pereira de Magalhães Jr., esse é o primeiro acordo internacional da organização que tem 36 anos. Ele fez questão de destacar e agradecer a oportunidade que foi dada pela SUFRAMA em parceria com o SEBRAE/AM, abrindo um canal de relacionamento internacional e que vai permitir que possam trabalhar com afinco para solucionar os problemas da gestão das cooperativas. “Sem dúvida, a pouca profissionalização representa o maior gargalo, a maior ameaça que nós temos nas nossas cooperativas”, acrescentou Petrúcio.

Por ocasião da assinatura do memorando, a Presidente da Cooperativa de Arqueologia, Suzana Bianchi apresentou à Superintendente da SUFRAMA, Flávia Skrobot Barbosa Grosso, uma proposta para desenvolvimento do projeto de restauro do centro histórico de Manaus, incluindo curso de capacitação.

Outro importante memorando de entendimento assinado durante missão à Itália, entre SUFRAMA, SEBRAE/AM, FUCAPI, CIDE e CONZORCIO LEVANTE FIORENTINO, tem o propósito de desenvolver ações para transferência de tecnologia e capacitação profissional nos setores de moda, design, biojoias, couro, fibra e turismo.