Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Missão empresarial da Zona Franca Global reforça integração com a ZFM

Notícias

Missão empresarial da Zona Franca Global reforça integração com a ZFM

Na programação da missão estão previstas rodadas de negócios, visitas a fábricas do PIM e a exposição de um estudo tributário sobre questões fiscais envolvendo possíveis acordos comerciais entre ZFM e Paraguai.
publicado: 14/04/2016 14h39 última modificação: 14/04/2016 19h28

Uma comitiva de empresários do Paraguai, representando a Zona Franca Global (ZFG), estará na sede da SUFRAMA, entre segunda (18) e terça-feira (19) da próxima semana, para reunir-se com representantes de empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), de órgãos governamentais e de entidades de classe locais com o objetivo de discutir potenciais oportunidades de integração produtiva e investimentos bilaterais. Na programação da missão estão previstas rodadas de negócios, visitas a fábricas do PIM e a exposição de um estudo tributário - por parte de representantes do escritório jurídico Andrade G.C. Advogados - sobre questões fiscais envolvendo possíveis acordos comerciais entre ZFM e Paraguai. A superintendente da SUFRAMA, Rebecca Garcia, participará da solenidade de abertura do evento, às 8h30, no auditório da autarquia.

A missão empresarial ocorre em desdobramento da primeira missão técnica realizada entre a Zona Franca de Manaus (ZFM) e a ZFG, em outubro do ano passado, em Ciudad del Este, que resultou na assinatura de um memorando de entendimento entre as duas regiões. A ZFG é uma empresa privada, concessionária de uma zona franca, adjudicada por licitação pública e com contrato firmado com o governo do Paraguai. No local (cuja área total é de 400 mil metros quadrados) funcionam 50 empresas, sendo 11 delas indústrias. Em destaque, a japonesa Fujikura, que produz peças automotivas (chicote elétrico) para a Volkswagen e Renault, e a Emdep, de origem espanhola, fabricante de painéis de teste.

Entre as metas do evento a ser realizado na próxima semana está a identificação de oportunidades mútuas de parcerias e negócios. Para tanto, foi elaborada e enviada às empresas do Polo Industrial de Manaus convidadas uma ficha de interesse comercial na qual elas poderão assinalar, previamente, segmentos prioritários que poderão ser discutidos com os paraguaios. Do lado da ZFG, de acordo com informações dos organizadores da missão, os setores do PIM que mais despertam interesse estão ligados à produção de resinas plásticas, peças para motocicletas, bicicletas, itens de linha branca e eletroeletrônicos.

Discussões logísticas também devem ser um dos focos da missão, tanto visando à criação de um Centro Logístico de Armazenagem e Distribuição (Clad) da ZFM dentro da ZFG, o que permitiria aos importadores paraguaios acesso mais fácil a produtos fabricados em Manaus, quanto à identificação de alternativas de integração, incluindo voos cargueiros entre as cidades de Manaus e Minga Guazú (localizada a 311 quilômetros da capital Assunção e a 20 quilômetros de Ciudad del Este).

registrado em: , ,