Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Modelo ZFM é destaque no Fórum Internacional de Sustentabilidade

Notícias

Modelo ZFM é destaque no Fórum Internacional de Sustentabilidade

O modelo Zona Franca de Manaus foi destacado como principal responsável pelos 98% de floresta preservada no Estado do Amazonas e reconhecido como modelo de sucesso para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Ocidental.
publicado: 27/03/2010 00h00 última modificação: 09/05/2016 12h42

Durante o primeiro dia do Fórum Internacional de Sustentabilidade, o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) foi destacado como principal responsável pelos 98% de floresta preservada no Estado do Amazonas e reconhecido como modelo de sucesso para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Ocidental (Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia e as Áreas de Livre Comércio de Macapá e Santana).

Segundo a superintendente da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), Flávia Skrobot Barbosa Grosso, as empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM), além de criarem postos de trabalho e investirem na formação de capital intelectual, contribuem para que a população não busque na floresta meio de sustento.

Flávia Grosso também aproveitou a oportunidade para lançar um desafio para que consumidores locais e nacionais, na hora da compra, elejam produtos fabricados no PIM e, desta forma, ajudem a manter a floresta em pé. "Escolham os produtos do Polo. Quando for comprar um celular, compre um que tenha sido produzido em Manaus, porque assim você estará ajudando a preservar a Amazônia. Quando for comprar uma moto, uma televisão, também compre a que foi produzida em Manaus", enfatiza Flávia Grosso.

O debate, que teve como tema "A responsabilidade das empresas na criação de uma economia sustentável na Amazônia", contou com a presença de políticos, ambientalistas e líderes empresariais. Na ocasião, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) defendeu uma reforma tributária com diferenciais para produtos sustentáveis. O governador Eduardo Braga ressaltou o crescimento de produtos regionais, frutos da política de desenvolvimento econômico, como, por exemplo, a borracha cujo o processo de produção resultou na vinda de uma empresa de pneus que deverá comprar matéria prima das plantações naturais já existentes.

As atrações do primeiro dia do Fórum também ficaram por conta das palestras do cientista e ecólogo norte-americano, Thomas Lovejoy e do ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore. No sábado (27), o diretor do filme 'Avatar', James Cameron, também irá participar do evento.

O Fórum está sendo realizado no Tropical Hotel, em Manaus, e visa buscar buscar um acordo que viabilize ações para a preservação e o desenvolvimento econômico da região amazônica.