Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Naturaltech 2008 supera expectativa de empresários regionais

Notícias

Naturaltech 2008 supera expectativa de empresários regionais

Os negócios realizados até o momento superam em 50% os do ano passado.
publicado: 02/05/2008 00h00 última modificação: 22/07/2016 12h37

A NATURALTECH 2008, maior feira nacional de produtos orgânicos, está sendo considerada, pelas empresas que estão expondo no estande da SUFRAMA, melhor do que a última edição da feira ocorrida em 2007. Os negócios realizados até o momento superam em 50% os do ano passado.

Empresas como a Pharmakos, Etnia Amazônia, Oiram, Rita Prossi e as cooperativas extrativistas representadas pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), consolidaram negócios iniciados na edição anterior da feira e estão retornando para otimizar estes negócios e iniciar outros. Para os empresários a oportunidade de fortalecer a marca dos produtos, fazer novos contatos e a expectativa de gerar negócios de exportação são os principais motivos de participar de feiras como esta.

Segundo Rita Prossi, “não se deve focar apenas nos negócios imediatos e sim na oportunidade de expor para outros públicos, podendo assim criar novas oportunidades”. Para Rosa dos Anjos, da empresa Etnia Amazônia, o diferencial desta edição da feira está na aceitação do público. “Muitas pessoas que me conheceram nos outros anos estão me procurando e fazendo encomendas”, explica Rosa dos Anjos. A Etnia Amazônia trouxe como novidade as embalagens orgânicas, feitas de fibras naturais, e pastilhas de decoração, produzidas a partir de sementes e madeiras certificadas.

A Oiram Chocolates concluiu um negócio que expandirá a venda de seus produtos para o estado de São Paulo. Segundo o proprietário da empresa, Sr. Mário Fogaça, está em negociação para abertura franquias em Campinas e Guarulhos para, assim, alcançar com mais facilidade novos mercados consumidores. “As feiras ensinam a pensar de uma maneira mais abrangente, abrem novos mercados e geram oportunidade como essa”, esclarece o empresário.

O primeiro dia da Naturaltech 2008 foi marcado pela quantidade de público, muito superior ao do ano passado. Para Shubert Pinto Junior, da Pharmakos, “este ano há muito mais compradores, o que para nós, empresários, é mais interessante. Ontem, fechamos 80% a mais de negócios que em 2007, se compararmos os primeiros dias da feira”, esclarece o empresário.

No estande da SUFRAMA também estão presentes as empresas Agrorisa, Andirá, Cooperativa de Avestruz, Associação de artesãos de Tabatinga, Tupanaoca e Green Obsession, além do Governo do Amapá. O espaço conta com a participação institucional da autarquia, do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do Ministério da Integração Nacional, do Governo do Estado do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Planejamento do Estado do Amazonas (Seplan) e da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS).

SUFRAMA divulga a Amazônia como ambiente propício para o desenvolvimento da agricultura orgânica e sustentável
“Amazônia: ambiente natural para o desenvolvimento da agricultura orgânica e sustentável” foi o tema da palestra da coordenadora de desenvolvimento regional da SUFRAMA, Eliany Gomes, na abertura da 4ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecológicos - Bio Brazil Fair 2008. Evento que acontece paralelamente à Naturaltech, maior feira nacional de alimentos funcionais e saudáveis, no Pavilhão da Bienal, no Ibirapuera, em São Paulo.

Segundo Eliany Gomes cabe à SUFRAMA, como agência de desenvolvimento sustentável, divulgar a Amazônia como ambiente propício para o cultivo de alimentos orgânicos, tendo em vista que a maior parte da atividade agrícola da região ainda é extrativista. “Também é importante disseminar para a sociedade a importância do consumo de alimentos saudáveis”, explica a coordenadora.

A oportunidade também está sendo aproveitada para divulgar a IV Feira Internacional da Amazônia (FIAM), que acontecerá de 10 a 13 de setembro, no Studio 5 – Centro de Convenções, em Manaus. Reconhecida como a maior vitrine de negócios da Amazônia, a FIAM consta no calendário oficial do Governo Federal.