Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novo PPB pretende agregar valor ao setor de Duas Rodas

Notícias

Novo PPB pretende agregar valor ao setor de Duas Rodas

Alterações nos PPBs de partes e peças para motocicletas e afins pretendem, dentre outros pontos, adensar a cadeia produtiva do segmento e aumentar a competitividade das empresas incentivadas.
por Márcio Gallo publicado: 07/04/2015 17h19 última modificação: 02/02/2016 17h56

Mais uma etapa de discussões para revisar os Processos Produtivos Básicos (PPBs) do segmento de Duas Rodas do Polo Industrial de Manaus (PIM) foi realizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA). Nesta terça-feira (7), técnicos da Coordenação-Geral de Acompanhamento de Projetos Industriais (CGAPI) da autarquia, representantes de empresas fabricantes de bens finais e componentistas e de associações ligadas ao polo de Duas Rodas discutiram, na sede da SUFRAMA, alterações nos PPBs de partes e peças para motocicletas e afins que pretendem, dentre outros pontos, adensar a cadeia produtiva do segmento e aumentar a competitividade das empresas incentivadas.

A reunião foi presidida pelo coordenador-geral de Acompanhamento de Projetos Industriais, José Jorge do Nascimento Júnior, que destacou que a proposta de nova redação da Portaria Interministerial 182/04 (voltada ao setor de Duas Rodas) foi definida a partir das discussões e contribuições de cada ator do segmento, após reuniões e duas consultas públicas que serviram de base para a apresentação da minuta apresentada. “Entramos em consenso com as empresas do setor e entidades de classe para uma das mais extensas propostas de PPBs, com 93 itens que pretendem adequar a redação às necessidades atuais. Com as alterações apresentadas, podemos aumentar ainda mais a agregação de valor no setor”, disse Jorge Júnior.

Dentre as etapas produtivas que foram apreciadas para a mudança no PPB de Duas Rodas, destacam-se a fabricação de motor, bomba de combustível, tambor e chassi, além da etapa de injeção plástica do segmento. A nova redação leva em conta as especificidades de cada produto que compõe a produção de motocicletas e afins no PIM.

Representantes da Associação dos Fabricantes de Componentes da Amazônia (Aficam), Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e Sindicato da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários, Rodoviários e Duas Rodas (Simefre) avaliaram positivamente a proposta apresentada pela SUFRAMA, com sugestões pontuais para que as alterações passem a vigorar o mais breve possível, de modo a fomentar o setor de componentes do País que atende ao segmento de Duas Rodas.

Por este motivo, ficou acordado que todos os envolvidos na discussão do novo PPB devem encaminhar suas sugestões à SUFRAMA até o próximo dia 14, para que os técnicos da autarquia avaliem cada ponto antes de apresentar o texto final para alterar a Portaria Interministerial.

Discussão à parte
Após a reunião geral do segmento, um encontro mais específico – dedicado ao debate acerca da fabricação de pneus e câmaras de ar para o setor de Duas Rodas – foi realizado no auditório da SUFRAMA. Embora o fator competitividade tenha dado o tom do evento, o coordenador Jorge Júnior afirmou que o objetivo principal da discussão é “fortalecer as empresas que fabricam pneus e câmaras de ar e captar novas empresas deste ramo, em especial para o Polo Industrial de Manaus”.

registrado em: , ,